A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está finalizando a elaboração do Plano de Contingência para desastre e emergência, que é um levantamento teórico e estatístico de eventos climáticos, entre outras ocorrências equivalentes à Defesa Civil municipal. "O documento também servirá como um manual, trazendo diretrizes de ações", explica o assistente especial Moacir Tadeu Wasielewsky.Fará parte o levantamento de locais públicos que podem servir como abrigos em casos de emergência – enchentes ou cheias, alagamentos, tempestades, chuvas de granizo, vendavais, estiagem, ondas de frio, quedas de raios, incêndios. "Temos uma relação de aproximadamente 30 abrigos aptos, mas estamos fazendo este ano uma espécie de ‘mapeamento' atualizado e catalogação, conversando com presidentes de associações de moradores", explica. Há locais que não têm condições de receber abrigados e precisam de reparos. Na tarde de segunda-feira (10) a equipe esteve na associação do Novo Milênio, que não está propícia porque apresenta avarias, como vidros quebrados, segundo o agente de Defesa Civil voluntário e fiscal de Serviços Públicos, Marcelo Airton de Oliveira. São analisadas também as condições de capacidade para alojamento. Logo depois visitaram a associação do Petrópolis, bairro que tem cerca de sete mil habitantes, e conversaram com seu presidente, Marcelo Colombo. O imóvel foi adesivado.
Plano de Contingência
Depois da elaboração do Plano de Contingência, que deverá estar pronto até meados deste mês, será possível formatar um projeto de recuperação das associações de moradores, melhorando suas estruturas físicas, captando recursos. O Plano seguirá para o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil para aprovação, o que irá liberá-lo para implantação.Lages conta com 23 associações de moradores e centros comunitários, aproximadamente 33 instituições municipais de ensino fundamental, 79 voltadas ao ensino infantil, dois Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) nos bairros Santa Catarina e Guarujá, além de ginásios esportivos, como o Jones Minosso (Universitário) e o Ivo Silveira (Sagrado Coração de Jesus). "A Secretaria de Educação irá nos repassar uma listagem das escolas e creches aptas para receber desabrigados", aponta Airton Oliveira.
Lages terá Nupdec
Além do Plano de Contingência serão elaborados os cadernos de recursos, logística, abrigo e áreas de risco, que serão compartilhados com a população para que se previnam e se preparem em caso de ocorrências, e será formado o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), com a participação da população, através de grupos, que deverão ser capacitados a atuar junto a eventos adversos, quando acionados.
Fonte: Prefeitura de Lages