You are currently viewing Agroindústria Familiar será destaque na Fenahort

Agroindústria Familiar será destaque na Fenahort

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     A valorização da cultura regional com ênfase ao tradicionalismo. Será o principal foco da XII Festa Nacional das Hortaliças (Fenahort), que acontece de 21 a 23 de março no parque de Exposições Manoel Prá, em Urubici. O lançamento do evento para a imprensa e convidados aconteceu na noite desta quarta-feira (05/03), no Galpão Bar Gaúcho, em Lages. Ao menos 15 mil pessoas são esperada na festa, segundo o coordenador geral, Luiz Clovis Rodrigues Correia.
Danças de origens italiana, alemã, portuguesa e tradicionalista tomarão conta dos palcos da Fenahort. "Esta será a principal mudança. A valorização da cultura local com exposição e comercialização de produtos da agroindústria familiar. Temos em Urubici um dos melhores bancos genéticos da pecuária leiteira e vamos promover até concurso leiteiro", destacou o coordenador da festa.
Outra novidade será a disposição das hortaliças dentro do parque. Os estandes sempre ficaram em exposição numa barracão ao fundo do parque. Agora foi disponibilizada uma tenda de 100 metros quadrados, na entrada do parque para cada associação montar os estandes e comercializar seus produtos. O que se pretende com isso, segundo Luiz Clóvis é estabelecer uma extensão do agronegócio dentro do parque e a disposição dos visitantes.
Atrair público será uma das consequências da programação, mas o grande objetivo da Fenahort, segundo o vice-prefeito Elói Tadeu Costa, que está no exercício do cargo durante as férias do prefeito Fidelis Schappo, será a valorização dos produtores rurais. Outro atrativo forte é o Rodeio Crioulo Interestadual, que está na trigésima sétima edição e mobiliza CTGs de toda Serra Catarinense.
A rainha e as princesas Hellen Figueiredo Wiggers, Janaina Costa e Ediane Lorenzetti de Souza respectivamente, reforçaram o convite à comunidade serrana e destacaram que os clubes de mães e a Associação das Posadas da Serra levarão para o evento seus produtos. "Teremos uma festa com ambiente de satisfação plena aos visitantes", garante Hellen Wiggers.
A Fenahort não era realizada há dois anos e a nova modelação busca acima de tudo, dar oportunidade a todos, de se integrar e conhecer o que de mais importante produz a agricultura familiar de Urubici. O acesso ao parque será gratuito nos três dias da festa.

Hortaliças sem agrotóxicos

Os mais diferentes produtos da agricultura familiar, como alface, repolho, brócolis, tomate, hortelã, pimenta, cenoura, chuchu, geleias de frutas, sucos, mel, feijão, caqui e embutidos diversos estarão nos estandes da Fenahort. O evento tem o apoio financeiro do governo do Estado e a confirmação do governador Raimundo Colombo, na abertura.
Hortaliças livres de agrotóxicos e produções orgânicas devem chamar a atenção dos visitantes. A secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza, representou o presidente da entidade, prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti e enfatizou que através do Consórcio de Meio Ambiente e Inspeção dos Produtos de Origem Agropecuária (Cisama), muitos produtos tem comprovação de origem.
"Atualmente há 20 agroindústrias no programa de inspeção sanitária e esta será uma grande oportunidade de expor e comercializar os produtos" comentou Iraci de Souza. Ela informou também que será realizada uma assembleia de prefeitos dia 22 de março, quando os prefeitos assinarão um termo de cooperação técnica com o Ministério Público para capacitar servidores para combater a sonegação fiscal e melhorar a arrecadação dos municípios.