Congresso de Municípios
Em nome dos 295 municípios catarinenses, o prefeito de Palmeira José Valdori Hemkemaier, presidente do Consórcio de Meio Ambiente e Sanidade Agropecuária (Cisama) falou para representantes do governo estadual, federal, Ministério Público e Tribunal de Contas de Santa Catarina, sobre o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Convidado para se manifestar no tema Pauta Municipalista, do XII Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul, em Florianópolis, o prefeito enfatizou a necessidade de ampliar a inspeção dos alimentos de origem animal e vegetal.
O prefeito fez um pedido de maior engajamento e investimentos financeiros da União por meio dos Ministérios envolvidos para auxiliar os municípios e tornar o sistema mais efetivo e menos burocrático na execução desta política pública. O sistema de defesa agropecuária inclui atividades de sanidade, inspeção, fiscalização, educação sanitária, vigilância de animais, vegetais, insumos, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.
"Os produtos inspecionados através do Suasa poderão ser comercializados em todo o território nacional e isso significa um enorme salto no desenvolvimento dos agronegócios familiares", declarou o prefeito de Palmeira. Ele lembrou que devido a ausência de políticas de desenvolvimento regional se que acentuam as desigualdades locais e regionais.
Como proposta, José Hemkemaier reivindicou que o governo de Santa Catarina flexibilize seus normativos dando maior agilidade na regularização das empresas sem perder a qualidade necessária. E concluiu destacando que, o acesso dos municípios aos instrumentos e programas disponíveis devem ajudar a viabilizar uma maior participação da agroindústria familiar nos mercados, garantindo renda e diminuindo o êxodo rural, criando perspectivas de um futuro promissor na agricultura.