O evento foi coordenado pela diretoria de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant'Ana de Liz, que é responsável pelo Programa SC-Rural. Ela apresentou pela manhã, o Seminário de Turismo Regional – Serra Catarinense destacando as ações que estão em curso como a estruturação das pequenas propriedades rurais. Foram formados grupos de trabalho com participação de representantes da iniciativa pública e privada para implementar ações e ajudar a desenvolver o turismo integrado.
O Secretário de Estado de Turismo Valdir Walendowsly explicou que o diferencial do turismo em Santa Catarina é a originalidade. "Não podemos fazer do turismo uma commodities, mas podemos buscar em outras regiões modelos dentro da nossa realidade", disse enfatizando os projetos que promovem a Serra Catarinense.
Em sua fala no Galpão do Rio do Rastro Eco Resort, onde foi empossado, Sérgio de Lima lembrou dos desafios que enfrentará e fez um apelo, para que os órgãos na promoção do turismo trabalhem de forma sintonizadas. A Amures terá um acento no Conserra com representação da secretária executiva Iraci Vieira de Souza. Ela agradeceu a oportunidade e frisou que a prioridade do presidente da Amures, Edilson de Souza é pelo trabalho integrado, articulado e fortalecido. O mandato no Conserra é de dois anos e Sérgio de Lima substituirá Edemar Sant'Ana.
Os secretários regionais de São Joaquim e de Lages, além dos prefeitos de São Joaquim e Urupema prestigiaram as duas solenidades e deram contribuições para ajudar a desenvolver o turismo integrado na Serra Catarinense.