Jovens de São Joaquim receberão kits de informática do Governo do Estado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

     Jovens da região de São Joaquim serão os primeiros contemplados pelo novo programa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, que proporciona financiamentos para aquisição de kits de informática, denominado Jovem Rural nas Asas da Inclusão Digital. O programa deverá atender 1.500 jovens em três anos, em idade entre 16 e 29 anos, com financiamentos para compra de notebooks, computadores de mesa e/ou impressoras, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), com desconto de 50% do valor para operações de até R$ 2.500,00. Em São Joaquim, a entrega dos kits beneficiará 17 jovens e será nesta terça-feira, dia 24, às 15h, no Centro de Treinamento (Cetrejo) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) do município.Estarão presentes no evento, além de representantes da Secretaria da Agricultura, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Solange ScortegagnaPagani, e os gerentes regionais da Epagride São Joaquim, Nazaro Vieira Lima, e de Lages, Nelson Bereta.
Os jovens beneficiados terão três anos para efetuar os pagamentos, em parcelas anuais, e com desconto de 50% para pagamentos até a data de vencimento. Os critérios para participar do programa são: adolescentes e jovens enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) ou na condição de filho de produtor rural já enquadrado; participantes do processo de formação em liderança, gestão ambiental, empreendedorismo e inclusão digital do Programa SC Rural (coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca); pertencentes a famílias beneficiárias nos Projetos Estruturantes apoiados pelo Programa SC Rural e/ou residentes nos municípios pertencentes às áreas prioritárias de níveis 1 e 2 constantes do Manual Operativo do Programa SC Rural (que são classificados de acordo com o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano). O kit de informática conterá ainda softwares de gestão de propriedades agrícolas desenvolvidos e utilizados pela Epagri.
De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, essa será mais uma ferramenta para inclusão digital e evitar êxodo rural dos jovens que vivem no meio rural. "A Secretaria está atenta às mudanças na agricultura e na sua profissionalização. O mundo está cada vez mais conectado e nós não podemos ignorar isso. Nós já temos o Programa Beija-flor, Programa de Telefonia Fixa e Internet no Meio Rural e o projeto piloto Comunidades Rurais Digitais que buscam a inclusão digital das comunidades rurais de Santa Catarina", explicou Rodrigues.
As ações do Programa de Inclusão Beija-flor são integradas ao SC Rural e levam novas perspectivas de acesso e disseminação do conhecimentoàs comunidades rurais, com a implantação de telecentros e práticas de inclusão digital. Desde 2004, o Programa leva telecentros equipados com microcomputadores e acesso livre à internetàs comunidades rurais e pesqueiras. Hoje, Santa Catarina conta com 86 telecentros de inclusão digital, beneficiando aproximadamente 20 mil pessoas.
O projeto piloto Comunidades Rurais Digitais, que começou a ser elaborado em 2011, conta com recursos de R$ 2,5 milhões provenientes do orçamento do Programa SC Rural para instalação de antenas repetidoras de sinal de internet wireless para comunidades rurais de 11 municípios de Santa Catarina.O Programa de Telefonia Fixa e Internet no Meio Rural, que atende 31 municípios catarinenses, apoia os municípios que pretendem fornecer internet banda larga e telefonia fixa às comunidades rurais. Com o apoio financeiro e técnico do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, cada prefeitura é responsável pela aplicação dos recursos.


Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca