Os Municípios brasileiros que tiverem boas práticas em ações educativas promovidas por museus e instituições de educação devem ficar atentos ao Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus que encerra suas inscrições no dia 31 de outubro. As instituições de educação e museus poderão submeter suas candidaturas em duas categorias: projetos já realizados ou em andamento e projetos em fase de planejamento.
Será dada especial atenção aos projetos que promovam o desenvolvimento e a coesão social com a utilização do patrimônio museológico como recurso educativo, reafirmando a responsabilidade dos museus como agentes essenciais para o desenvolvimento humano e social.
Para a avaliação do prêmio será formado um Comitê Técnico com especialistas dos 10 países que compõem o Comitê Intergovernamental do Ibermuseus, e serão considerados critérios como o impacto sócio-cultural, a valorização da diversidade cultural, o caráter participativo e descentralizador, a sustentabilidade das ações e a existência de indicadores e meios de avaliação dos resultados. O edital e os formulários estão disponíveis na página do site Ibermuseus.
Com sede em Brasília, Ibermuseus é o programa intergovernamental de cooperação em políticas públicas para os museus no Espaço Cultural Ibero-Americano.
Fonte: CNM