Entre sexta-feira e domingo (20 a 22/09), a previsão é de tempo instável com muita chuva em SC, moderada a forte com acumulados de 100 a 200 mm em média, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Nas regiões Oeste, Sul e Norte do Estado pode ocorrer pontuais de 300 mm, quase o dobro do esperado para o mês inteiro.
Especialmente na sexta-feira e sábado (20 e 21/09), além da chuva a passagem da frente fria possibilitará rajadas de vento de 60 a 70 km/h, temporal isolado e descarga elétrica.
Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas. Recomenda-se o acompanhamento das contínuas atualizações dos avisos meteorológicos e dos possíveis alertas emitidos pela Defesa Civil.
Recomendações da Defesa Civil:
Aconselhamos as Coordenadorias municipais de Defesa Civil, das cidades com maior recorrência, nas regiões possíveis de serem atingidas para:
1. Comunicar os órgãos pertencentes ao GRUPO DE AÇÕES COORDENADAS (GRAC) municipais;
2. Comunicar aos Coordenadores Regionais de Defesa Civil as ocorrências e informações relevantes;
3. Comunicar aos Coordenadores dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e líderes comunitários para adotarem medidas preventivas;
4. Qualquer evento de maior impacto deverá ser informado a Central de Operações (CODEC) da Secretaria de Estado da Defesa Civil.
5. Qualquer dúvida ou necessidade de informações referente aos avisos e alertas, poderão ser obtidas com os Coordenadores Regionais de Defesa Civil ou com Gerência de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.
Fonte: Defesa Civil