Para quem dirige na SC-114 de Lages até o município de Otacílio Costa é difícil achar um trecho sem buracos. O fim do solavanco termina no trecho entre a cidade e o trevo da BR-470, que está na fase final de revitalização.
Os 22 quilômetros que serão recuperados custaram R$ 2,1 milhões ao Governo do Estado. O valor foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES).
A obra que iniciou em julho e tem prazo para terminar em dezembro deste ano, deixou este segundo trecho da rodovia em boas condições, mas ainda não está concluída.
A primeira fase da recuperação começou quando houve a recomposição dos pontos danificados. Depois, os trechos que apresentavam ondulações foram nivelados.
Para terminar a obra, um microrrevestimento será colocado para impermeabilizar o pavimento. Porém, para isso acontecer é preciso que a temperatura da pista seja de no mínimo 15ºC e, a umidade relativa do ar se mantenha em 70%.
Se a atual condição climática continuar, em duas semanas a obra termina, já que são feitos 5 quilômetros por dia e a obra abrange 22 Km ao todo. "A obra está em ritmo acelerado e irá melhorar as condições de tráfego em uma das rodovias mais movimentadas da Serra", diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.
Trecho ruim
Até chegar em Otacílio Costa, os buracos prejudicam a segurança dos motoristas. O projeto que servirá como base para a reforma dos 35 quilômetros que ligam a cidade até a BR-282 está em fase de licitação e neste ano deve ser finalizado. Além da recuperação do asfalto, haverá mudanças no traçado, como a retirada de algumas curvas e a inclusão de faixas adicionais em alguns pontos. O projeto apontará o valor da obra.
Fonte: CL