Qualificar os técnicos das prefeituras para implementar nas administrações municipais o Cadastro Territorial Multifinalitário, abordar os conteúdos relacionados ao geoprocessamento, cartografia cadastral e dentre outros focos, interpretação de imagens e fundamentos do Sistema de Informações Geográficas (SIG).
São alguns dos assuntos que estão sendo abordados desde a manhã desta segunda-feira, no curso de Cadastro Territorial Multifinalitário, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) numa parceria da Amures e Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Dirigido especificamente para técnicos e estudantes universitários, o curso reúne cerca de 40 pessoas dos 18 municípios da Serra Caarinense.
Neste primeiro dia, os trabalhos tem a coordenação do professor Carlos Loch, mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é revisor de varias revistas, entre elas, da revista brasileira de cartografia, da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade do Estado de Santa Catarina, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Neste primeiro módulo ele aborda geoprocessamento com assuntos relacionado aos fundamentos de operação de GPS e sistemas de coodenadas. Discorre também sobre fundamentos da cartografia cadastral, cadastro parcelário, escala, base cadastral, levantamentos topográficos, geodésicos, fotogramétricos e subsídios para elaboração de uma cartografia cadastral de qualidade.
A secretária-executiva da Amures, Iraci Vieira de Souza representou o presidente da associação, prefeito Edilson José de Souza na abertura dos trabalhos e lembrou que o curso é uma complementação para operacionalizar as imagens que receberam as prefeituras sobre levantamento aerofotográmétrico.
Nesta terça-feira o curso prossegue com a professora Vera do Carmo Comparsi de Vargas, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ela falará sobre a Implantação, Gestão, Multifinalidade e Financiamento do Cadastro Territorial Multifinalitário. O curso se estende até sexta-feira