Moradores conhecem projeto de saneamento em três bairros

  • Post author:
  • Post category:Leilão

 

     Os moradores dos bairros Santa Catarina, Novo Milênio e Santa Clara participaram de um dia de lazer no sábado (27), quando receberam informações sobre os benefícios e transtornos decorrentes da obra de saneamento básico do Complexo Araucária, que será executada na região.
Mais de 400 pessoas passaram pela quadra de esportes da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Thiago de Castro, no bairro Santa Clara, onde assistiram ao vídeo institucional sobre o Complexo Araucária, o maior investimento em saneamento básico realizado em Lages.
O secretário de Águas e Saneamento, Benjamin Schultz, afirmou os principais problemas que uma obra como essa acarreta aos moradores é a movimentação de terra por causa das escavações para instalação da rede de esgoto e eventuais interrupções do fornecimento de água devido a rompimentos na rede.
"O complexo é muito importante, pois apesar dos transtornos da execução, no futuro, vai melhorar a vida das pessoas", disse.
Com o objetivo de estar próximo dos moradores, prestando informações, conhecendo suas necessidades através de visitas nas casas, o grupo Acordar está instalado no bairro Santa Clara. Ele é responsável pelo projeto técnico social do complexo.
Karine Madruga é uma das assistentes sociais do Acordar. Ela informa que as principais dúvidas dos moradores são relacionadas à cobrança de taxas e como deverá ser feita a ligação do esgoto das casas com a rua. "A gente vai estar aqui acompanhando andamento da obra para dar melhor qualidade de vida nesse período", afirmou.
A obra para a instalação de de rede de esgoto custará R$ 24 milhões, e 21 mil moradores em oito bairros de Lages serão beneficiados. O tempo para execução de dois anos.

Santa Clara tem dia de lazer e de serviços

Os moradores puderam aproveitar, durante toda a tarde, apresentações artísticas; as crianças ganharam pintura facial e brincadeiras. Houve aferição de pressão arterial, controle de diabetes, sorteio de confecção de dois jardins e hortas, além da distribuição de mudas de árvores, algodão doce, pipoca, cachorro-quente e refrigerante.
O setor de Atenção Básica levou os serviços de saúde bucal, saúde da mulher, da criança e saúde do idoso para prestar esclarecimentos sobre cuidados básicos com a saúde.
A Secretaria de Agricultura e Pesca sorteou duas hortas aos moradores do Santa Clara e distribuiu 1.500 mudas.
O dia do lazer foi uma promoção da Prefeitura de Lages, através da Secretaria Executiva para Assuntos Comunitários e Voluntariado, em parceria com o grupo Acordar. Envolveu também as secretarias Municipais de Águas e Saneamento, do Meio Ambiente e Serviços Públicos, da Agricultura e Pesca, de Saúde, de Educação e com programação artística levada pela Fundação Cultural de Lages.

Fonte : CLMais