Três funcionários participaram, em Florianópolis, de um curso de capacitação para a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. As informações serão repassadas para os 20 funcionários da unidade de Lages
Está na hora de Lages se integrar ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Essa é a opinião do coordenador do Programa de Defesa do Consumidor (Procon), Carlos Roberto Ribeiro Souza. "Estamos começando o processo de adequação e a capacitação dos funcionários", explica. Política pública, vinculada ao Ministério da Justiça, o Sindec está mapeando as áreas que recebem o maior número de reclamações dos consumidores brasileiros. Também efetua o registro dos atendimentos individuais, a instrução dos procedimentos e dos processos de reclamação.
A soma desses dados servirá para fazer uma análise específica das demandas de cada Procon, além de servir para a elaboração de um sistema de gestão das políticas de atendimento. Ou seja, haverá mais rapidez, lisura e transparência no atendimento a aqueles que procuram pela ajuda da instituição, segundo Carlos Roberto. Atualmente, mais de 170 Procons, em 25 Unidades da Federação, estão colaborando, em regime de parceria, para estabelecer os Cadastros Estaduais e o Nacional de Reclamações Fundamentadas.
Na segunda quinzena de junho, três funcionários do Procon de Lages participaram, em Florianópolis, de um curso de capacitação para a implantação do Sindec. Essas informações serão repassadas para os 20 funcionários da unidade de Lages nos próximos dois meses. O funcionamento total do sistema somente acontecerá depois de um ano de implantação. "A adesão ao Sindec deve ser entendida como um avanço nas políticas públicas de combate aos excessos nas relações de consumo. As notificações locais serão integradas ao contexto nacional e isso nos permitirá uma resolução mais ágil dos litígios", afirma Carlos Roberto.