A revitalização da SC 114, trecho que liga Otacílio Costa a BR 470, começou hoje, 18. O cronograma prevê o recapeamento da camada asfáltica dos 22 quilômetros. O Governo do Estado investirá R$ 2,1 milhões nas obras. A ação faz parte do Pacto Por Santa Catarina, e os recursos são provenientes do financiamento feito junto ao Bando Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES).
O trabalho consiste em três etapas. A primeira é a recomposição do pavimento em pontos já identificados. Nesses locais, a pista será perfurada para que uma nova camada de asfalto seja colocada. Posteriormente, os trechos que apresentam ondulações serão nivelados. Por fim, toda a extensão receberá a nova lâmina de revestimento. "A obra está sendo feita para melhorar as condições de tráfego em uma das rodovias mais movimentadas da Serra", diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.
A SC 114 foi asfaltada no final da década de 1970, quando ainda era chamada de SC 425 (a mudança de nome aconteceu em 2011). A última grande reforma aconteceu há quatorze anos. A estrada é considerada um dos principais vetores de desenvolvimento da Serra Catarinense, ligando a região ao Vale do Itajaí e ao Norte do Estado.
Todos os dias, centenas de caminhões carregados com toneladas de madeira bruta circulam pelo trecho, movimentando a economia e, consequentemente, danificando o asfalto. O fluxo de automóveis também é considerado intenso. "Certamente, o novo asfalto dará mais segurança a todos nós", diz a otaciliense Aline Oliveira, que trafega diariamente pelo trecho.
Trecho BR 282 / Otacílio Costa
O projeto geométrico que servirá como base para a reforma do trecho liga Otacílio Costa a BR 282, passando pelo município de Palmeira, está em fase de execução, e ficará pronto no segundo semestre. Além da recuperação do asfalto, haverá mudanças no traçado, como a retirada de algumas curvas e a inclusão de faixas adicionais em alguns pontos.
Fonte: SDR Lages