O regulamento da 5ª Conferência Nacional das Cidades – agendada entre os 20 a 24 de novembro – foi aprovado pelo Conselho das Cidades na última sexta-feira, 7 de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa da organização do evento, e um representante da entidade acompanhou toda discussão em torno da elaboração do regulamento.
Todas as regras e direcionamentos para o funcionamento estão no documento desenvolvido pela Coordenação Executiva da Conferência. O documento também traz as formas de participação dos delegados escolhidos nas conferências estaduais e a forma com que ocorrerá a eleição das entidades da sociedade civil e das entidades civis de representação do Poder Público Estadual, Municipal e do Distrito Federal para o Conselho das Cidades.
A conferência visa a promover sobre as questões urbanas que sempre foram preteridas ou tratadas apenas no âmbito local. Como por exemplo: ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários e mobilidade urbana.
A CNM é integrante da coordenação executiva, e a entidade incentiva os Municípios a participarem dos debates que tem por tema este ano: Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já.
Veja o Regulamento aqui
Fonte: Agência CNM