O maior planejamento turístico da Serra Catarinense foi apresentado nesta quinta-feira em Urubici, na pousada Véu de Noiva. Fruto de mais de dois anos de estudos, o Planejamento-Ação do Turismo Sustentável propõe ações de desenvolvimento que nortearão o turismo até 2023.
Durante o evento foi assinado o edital do termo de referência do projeto Receptivo Turístico no Parque Nacional de São Joaquim, no Morro da Igreja. O projeto prevê um portal com guarita para controlar o fluxo de visitantes e carros, um Centro de Visitantes e dentre outras ações, um mirante voltado para a Pedra Furada.
O prefeito Fidelis Schappo recepcionou os convidados e em especial, o secretario de Estado de Turismo Cultura e Esportes José Roberto Martins, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, Solange Pagani e o secretário Regional de Lages, Gabriel Ribeiro. Os membros do Conselho Municipal de Turismo, que serão os responsáveis pelo monitoramento da execução do plano foram empossados na solenidade.
O projeto de revitalização do acesso ao Morro da Igreja deve custar mais de R$ 4 milhões e segundo o prefeito de Urubici. "Na estrutura do mirante teremos uma parceria forte do Ministério da Aeronáutica, o que deve baratear os custos finais do projeto", comentou Fidelis Schappo.
Tanto Urubici quanto os demais municípios da Serra Catarinense, o desafio é segurar os turistas por mais tempo. Por isso os investimentos de infraestrutura como no entorno do Morro da Igreja, na Serra do Corvo Branco que está sendo pavimentada além dos estímulos que os municípios estão fornecendo à iniciativa privada.
Projeto turístico prevê ações para 10 anos em Urubici
Turismo sustentável