A produção de pasto para uma pecuária rentável será tema do seminário promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em São Joaquim, por meio da Estação Experimental de Lages, Gerência Regional e Escritório Municipal de São Joaquim. O seminário será no Centro de Eventos, neste dia 21 de março, das 8h30min às 17h, com a realização de diversas palestras sobre implantação e manejo de pastagens. Voltado para produtores rurais, técnicos, estudantes e lideranças, o objetivo do evento é promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária de corte, aproveitando o potencial econômico da região para a atividade.
O seminário está integrado ao Projeto de Desenvolvimento da Pecuária de Corte da Serra Catarinense, desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri Lages. Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a atividade pecuária está presente em mais de 87% das propriedades rurais da região. A cobertura de pastagens naturais alcança aproximadamente 750 mil hectares, sendo a principal base forrageira para os rebanhos de corte.
As inscrições podem ser feitas no dia do evento, das 8h30min até às 9 horas. A primeira palestra, a partir das 10h15min, sobre "Perspectivas, desafios e oportunidades para a produção de carne a base de pasto em Santa Catarina", será proferida pelo secretário-adjunto de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies. Em seguida, o doutor Cassiano Pinto, da Epagri de Lages, apresentará o tema "A ciência no campo – Projeto de Desenvolvimento da pecuária de corte da Serra Catarinense". Na parte da manhã, as palestras encerram com o tema "Novas cultivares de forrageiras, implantação e manejo", de Ulisses Córdova, da Epagri Lages.
No período da tarde, a partir das 13h30min, o evento apresenta os assuntos "Princípios para o melhoramento de pastagens naturais", por Nelson Prestes, da Epagri Lages; e "Manejo para transformar pasto em lucro", pelo doutor Carlos Nabinger, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.