Conhecer o programa estadual de transferências de recursos, as regras e critérios de repasses e saber quem pode enviar propostas para o programa, percentual de contrapartida e dentre outros, os critério de seleção. São algumas das informações repassadas na manhã desta quarta-feira, numa capacitação com técnicos das 18 prefeituras da Serra Catarinense.
A equipe técnica da Secretaria Regional de Lages formada pelo Gerente de Planejamento e Avaliação Wagner Alexandre Lima, a gerente de Projetos Especiais Michelle Freitas e a assistente técnica do Conselho de Desenvolvimento Regional Lori Terezinha da Silveira explicaram como os municípios devem proceder na área de "Sistema de Transferências". Como selecionar e preencher as informações solicitadas e enviar os documentos cadastrais. "Todos os repasses de recursos agora são determinados pelas diretrizes da SCtransferências, que é um novo programa que tem pareceres finais das secretarias setoriais, o que não havia antes", informou Wagner Lima.
O que frisou a equipe técnica da SDR é que, o sistema para a realização de cadastros para convênios, contratos de apoio financeiro e subvenções sociais no SCtransferências, dependem antes de cadastro que deve ser feito o mais breve possível, pois na medida em que o programa de transferências está disponível os proponentes cadastrados poderão enviar propostas.
Esta capacitação nasceu de uma conversa do presidente da Amures Edilson José de Souza com o secretário Regional de Lages Jurandi Agustini. E uma das preocupações é mostrar a transparência com que os projetos tramitam nas diferentes esferas do governo. O que esperam os prefeitos, como resultado dessa capacitação é que o governador Raimundo Colombo de atenção especial aos projetos da Serra Catarinense.