You are currently viewing Prefeituras tendem a adotar Pregão Eletrônico nas licitações

Prefeituras tendem a adotar Pregão Eletrônico nas licitações

  • Post author:
  • Post category:Portaria

 

     Dentro da premissa organização, estudo e planejamento o presidente da Amures, prefeito de Campo Belo do Sul Edilson José de Souza acompanhou nesta quinta-feira, os mais de 40 participantes da Capacitação sobre Licitações Públicas com foco em Pregão Eletrônico, realizado em Lages. O curso foi ministrado por técnicos da Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil (BLL), de Curitiba.
O presidente da BLL, Ademar Nitschke, disse no final do curso que o saldo foi altamente positivo em termos de participação e adesão dos municípios por esta modalidade de licitação. E nos próximos dias acompanhará algumas compras de bens e serviços de prefeituras através de Pregão Eletrônico.
Para o presidente da Amures, a maior dificuldade que os novos prefeitos estão encontrando neste início de mandato, são pessoas capacitadas e treinadas para nos ajudar. "A formação das pessoas não foi prioridade no passado e hoje sentimos essa dificuldade. Daí a importância dessa capacitação", declarou Edilson de Souza.
Ele observou que, requisitos indispensáveis aos municípios como transparência nas compras, barateamento de custos e possibilidade de participação de concorrentes de qualquer parte do país são fundamentais. Através de Pregão Eletrônico, as prefeituras não tem limite de valor de compra, disponibiliza apenas um servidor e desenvolve o processo de aquisição dentro dos princípios da legalidade, competitividade, moralidade e eficiência.
O curso oferecido pela Amures permitirá que algumas prefeituras passem a adotar a modalidade de compras de Pregão Eletrônico nas aquisições de bens e serviços, onde o foco é sempre o menor preço e a qualidade. É que a modalidade respeita, ainda, princípios como da publicidade e impessoalidade como determina a Lei 10.520 de 2002.
O curso teve participação até de representante do Observatório Social de Lages, que acompanha através do Portal de Transparência a movimentação econômica e financeira dos poderes públicos. Pela manhã os participantes trabalharam questões relacionadas à legislação, características do sistema e explanações sobre as modalidades de compras públicas. À tarde realizaram simulações e atividades práticas para de tirar dúvidas dos participantes.