Os 18 prefeitos recém-empossados na região da Amures participaram na tarde desta quinta-feira, de assembleia ordinária para escolha dos presidentes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar da Serra Catarinense (Cisama) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amures). A reunião foi presidida pelo prefeito de Ponte Alta Carlos Moraes, que responde pela presidência da associação até início de fevereiro.
O prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor foi conduzido por aclamação presidente do Cisama e o prefeito de Ponte Alta, Carlos Moraes para presidência do Consórcio de Saúde. Foi deliberado e aprovado também, a data de 8 de fevereiro para eleição e posse da nova diretoria da Amures. A reunião foi a primeira com os novos prefeitos e da Amures saíram juntos, para acompanhar a assinatura do governador Raimundo Colombo, da ordem de serviço de recuperação da SC-114, que li São Joaquim a Painel.
"Até havia certo desejo de minha parte em continuar na presidência da Amures. Mas entendo que devemos trabalhar pela união dos prefeitos e o fortalecimento da Serra Catarinense e vou me dedicar em prol da região através do Consórcio de Saúde", declarou Moraes. Ele observou também, que terá muito trabalho em seu município que foi castigado por um tornado no final do ano.
O encontro dos novos prefeitos e serviu, ainda, para troca de algumas informações e se conhecerem melhor. Eles devem ir em grupo à Brasília no final deste mês, para participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas cujo objetivo é subsidiar os gestores com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos.
Na Capital Federal participaram de palestra com a Presidente da República Dilma Rousseff e autoridades como Tereza Campello ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Aloizio Mercadante ministro da Educação, Alexandre Padilha ministro da Saúde, Miriam Belchior, ministra do Planejamento Orçamento e Gestão e dentre outros, Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades.