Pesquisa mostra a previsão de pagamento do 13.º salário aos mais de cinco milhões e quatrocentos mil servidores municipais. O estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) feito com a maioria dos municípios brasileiros indica que o beneficio pago até esta quinta-feira, 20 de dezembro, representar injeção adicional de R$ 10,1 bilhões economia neste final de ano.
O levantamento revela que 90,2% municípios catarinenses vão pagar em dia o 13º salário, sendo que 54,5% em parcela única e 45,5% optaram pelo parcelamento. Responderam ao questionário 264 municípios de Santa Catarina. Ainda de acordo com a pesquisa, 87,5% dos municípios utilizarão o repasse de 1% do FPM para pagar o 13º salário dos servidores públicos municipais. Os números destacam ainda que 97,5% dos municípios do Estado estão em dia com os salários do funcionalismo. (veja estudo completo em anexo).
A pesquisa da Confederação feita todos os anos, desde 2003, aponta que a quantidade de prefeituras que fazem a opção de pagamento em parcela única tem aumento. De 50,8% para 59,5%, isso significa 2.823 e 3.336 Municípios em 2003 e 2012, respectivamente. A legislação permite a remuneração do 13º em uma ou duas parcelas, mas a data limite para fazê-lo é dia 20 de dezembro.
Segundo estudo da CNM, 1.254 Municípios já pagaram seus servidores este ano, e 3.881 devem fazer até esta quinta e 430 declaram que terão dificuldades em honrar este compromisso. A quantidade de gestores com problemas para pagar o 13.º dos servidores é a maior desde 2006. Pelos comparativos da CNM, o porcentual muda a tendência de redução dos últimos anos, que pode ser explicado pelo grave crise financeira que os Municípios brasileiros têm passado neste final de mandato.
Além destas informações, o estudo da CNM mostra a quantidade de Municípios que usaram o 1% adicional ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o pagamento do 13.º. Também aponta em quantos o salário do funcionalismo municipal está em dia e em quantos a folha de pagamento do mês de dezembro irá atrasar.