Otacílio Costa destaque no IFDM 2012 Serra Catarinense

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     Cidade subiu 87 posições no ranking catarinense. A geração de emprego foi o grande responsável pelo bom resultado.
Lages subiu 107 posições no ranking estadual do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2012, referente a dados de 2010. Apesar disso, é a única das cidades polo de Santa Catarina que não atingiu o grau de alto desenvolvimento. Na Amures, o melhor ranqueado foi Otacílio Costa, que chegou a 74ª posição. Ambas cidades ainda ficam abaixo da média estadual.
A criação de 1.805 empregos em Lages no ano de 2010 foi o item que mais pesou na melhoria do índice. O item ‘emprego e renda' teve acréscimo de 32,09%, recorde para a cidade.
Este também foi o trunfo de Otacílio Costa, que gerou 454 empregos naquele ano, um incremento de 37,13% no item. Em 2010, o município recuperou os resultados ruins de 2007, 2008 e 2009, quando houve o fechamento de 423 postos de trabalho .
O crescimento de 9,64% no IFDM lageano também quebrou o estigma de três anos seguidos em queda. Entre 2007 e 2009 a cidade viu um desenvolvimento negativo. Grande parte deste decréscimo também foi resultado de queda nos índices de emprego e renda.
Na educação, Lages alcançou pela primeira vez o grau de ‘alto desenvolvimento' por conta de melhora na nota do Ideb, incremento na taxa de matrículas no ensino infantil e fundamental e diminuição do abandono escolar.
O destaque negativo ficou para a Amures como um todo. Apenas cinco dos 18 municípios ficaram fora das cinquenta piores posições do Estado. Além de Lages e Otacílio Costa, apenas outros três município melhoraram no ranking.
A última colocação também é da região. Painel reduziu o índice em 2,95%, mantendo a classificação de ‘desenvolvimento regular'. Esta designação, a segunda mais baixa de quatro classificações existentes, é partilhada pelos sete municípios catarinenses nas colocações mais baixas, entre eles Bom Jardim da Serra e Urubici.