O governador Raimundo Colombo inaugurou na sexta-feira (30), a pavimentação dos 19,2 Km da Rodovia Artur Pagani (SC-112), antiga SC-439, entre os municípios de Urupema e Rio Rufino. A solenidade aconteceu no acesso ao Morro das Torres em Urupema. A obra conta com investimento de R$ 16,7 milhões do Governo do Estado.
"A obra irá integrar toda a região. As cidades receberão as visitas com mais facilidade. Também já foi concluído o projeto da pavimentação da Serra do Corvo Branco e os recursos já foram viabilizados", afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Transporte, Valdir Cobalchini.
No decorrer da obra, apareceram deslizamentos em alguns pontos. Para solucioná-los e evitar futuros rompimentos no pavimento por conta das chuvas, foram construídos muros de contenção nas áreas críticas. "Essas contenções, que não estavam previstas no projeto original, foram adaptadas para garantir a estabilidade da rodovia", informou o engenheiro George Leandro dos Santos, da empresa executora da obra.
Com a inauguração deste trecho, uma boa parte da SC-112 já está asfaltada. É o caso do trecho urbano de Urubici até a Serra do Corvo Branco, numa extensão de 20,6 Km.
Para o prefeito de Urupema, Amarildo Gaio, a obra é um marco divisor na Serra Catarinense. "A obra ficou muito bonita e bem executada, será mais um acesso para a Serra.
Já o prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor, fez um apelo ao governador. "Com certeza é uma grande obra, mas Rio Rufino precisa de oportunidades para se desenvolver, pois atualmente é o último município em arrecadação do Estado, esperamos que o governador libere recursos e ajude o nosso município", lembrou Ademar.
O governador Raimundo Colombo ressaltou a importância da obra: "é uma obra emblemática que irá promover a região que tem um microclima e um potencial a ser desenvolvido. Desta forma, as oportunidades serão ampliadas, melhorando a qualidade de vida da nossa gente", salientou.
Colombo ainda lembrou o conjunto das obras que estão sendo realizadas na Serra. Será entregue em breve a ordem de serviço para a obra da 282 até Urubici e ainda, em janeiro, será realizado o lançamento do edital da obras entre Urubici e Grão Pará. Também está sendo concluído o projeto da SC-112 entre Rio Rufino e Urubici. O projeto está sendo realizado pela empresa Engevix e a licitação da ordem de serviço para a execução da obra deverá ser anunciada assim que o projeto for concluído.
Rodovia Artur Pagani
O nome da SC-112 é uma homenagem ao imigrante italiano Artur Pagani, que chegou em Urupema em 1920 e logo se destacou como liderança política e comunitária do município. Foi ele, ao lado de outros cem homens, que em 1938 abriu o primeiro caminho da então SC-439. O trabalho era executado com picaretas, alavancas, carroças e durou 15 meses. Artur Pagani faleceu em junho de 1972 e, durante a solenidade de inauguração da pavimentação da SC-112, foi lembrado pela capacidade de trabalho e empreendedorismo.
Fonte: CLMais/AMURES