You are currently viewing Talentos de vários municípios na Mostra de Cultura da Amures

Talentos de vários municípios na Mostra de Cultura da Amures

 

     Apresentações com gaita, violão, coral de vozes, danças e até tango ilustraram a I Mostra de Cultura da Amures realizada na tarde desta terça-feira, no Centro de Eventos de Correia Pinto. Ao menos 300 pessoas entre alunos, pais, professores, convidados e autoridades prestigiaram o evento. As apresentações foram produzidas por alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal.
Os objetivos da Mostra de Cultura foram todos alcançados, segundo o presidente da Amures, Luiz Paulo Farias. "Buscamos promover troca de experiências, a integração e o incentivo ao desenvolvimento humano. Quem sabe no futuro a mostra se transforme num grande festival trazendo para o palco o que que tem melhor na área da cultura, cada município", comentou Luiz Paulo Farias.
O evento durou cerca de 3 horas e mobilizou delegações de vários municípios que receberam transporte e o prefeito anfitrião, Vânio Forster recepcionou os grupos com lanche. "A grandeza de uma mostra dessas revela a importância que damos à cultura da nossa região", resumiu Forster.
A primeira apresentação foi da música Milonga Abaixo de Mal Tempo, interpretada por um trio de artistas de Correia Pinto. Depois se seguiram vários números como a música Esse Cara Sou Eu, por alunos dos cursos de violão, teclado e fanfarra municipal de Correi Pinto. Antes de cada apresentação foi feita uma síntese sobre o grupo que subiria ao palco.
O assessor de Cultura da Amures, Joed Jeffer Ferreira de Mello, disse que a Mostra superou todas as expectativas. "Tivemos belas apresentações e um público maravilhoso em termos de visitantes. A Mostra foi a devolução à comunidade do trabalho que realizamos para fomentar a cultura na Serra Catarinense", declarou.
Apresentações solo ou em grupo, todas foram aplaudidas. A partir desse evento, se busca incentivar os municípios a aderir ao Sistema Nacional de Cultura, como forma de canalizar recursos para projetos diversos, seja no campo da música, dança, teatro ou literatura.
Cerca de 20 apresentações preencheram a programação da Mostra. Além de Correia Pinto, grupos de Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bocaina do Sul, Correia Pinto e Ponte Alta provaram que cultura é uma linguagem universal e indispensável para compreensão de valores morais e éticos da sociedade.