Cidades que quiserem implantar o projeto podem acessar a publicação do Ministério das Comunicações com orientações e princípios sobre Cidades Digitais
O Ministério das Comunicações vai orientar os gestores públicos interessados em implantar o programa Cidades Digitais em suas cidades. Para isso, lançou nesta quarta-feira um termo de referência com linhas gerais e princípios sobre o projeto. Em julho, o MiniCom? escolheu as 80 cidades que vão fazer parte do projeto-piloto nas cinco regiões do país. O objetivo é melhorar a gestão e o acesso do cidadão a serviços públicos por meio da conexão à banda larga.
De acordo com a secretária de Inclusão Digital do MiniCom? , Lygia Pupatto, a iniciativa é fruto da procura feita por alguns Estados e serve como uma referência para aumentar a abrangência das Cidades Digitais: "Esse é um desafio do nosso ministério de criar esses parâmetros. Nós lançamos o projeto-piloto de 80 cidades, e, à medida que os Estados tomem conhecimento, achamos melhor dar publicidade a esse termo de referência. É mais um passo para construir essa política junto com os governos estaduais".
O Cidades Digitais prevê, por meio da parceria com municípios, a modernização da gestão pública com a implantação da infraestrutura de conexão entre os órgãos públicos, e o acesso à população a serviços de governo eletrônico, como marcação de consultas médicas, por exemplo.