Aspectos gerais de contabilidade, procedimentos contábeis e orçamentários, plano de contas, relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, administração de patrimônio e procedimentos contábeis patrimoniais. São alguns dos temas que estão sendo trabalhados no primeiro Curso de Atualização para a Nova Contabilidade Pública, que iniciou na manhã desta quinta-feira, no auditório da Amures.
Desenvolvido especialmente para contadores e controladores internos, o curso acontece em módulos e nesta primeira unidade, o foco são Aspectos Gerais de Contabilidade com a professora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Angelita Adriane De Conto. "Só permanecerá no mercado da contabilidade pública, quem se especializar. A parte orçamentária continua como antes. Mas a parte de contabilizar o orçamento e gerar informação orçamentária mudou tudo", alertou Angelita De Conto.
Neste primeiro módulo que encerra no final da tarde, os participantes receberão informações como aplicação de recursos, aditivos, técnicas contábeis, contas, planos de contas, receitas e despesas, lançamentos contábeis, diferenças entre ações contábeis e orçamentárias e finalmente, as normas brasileiras aplicadas ao setor público.
A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza, falou da importância do curso para a melhoria da qualidade do serviço às prefeituras. "A legislação está cada vez mais rigorosa e a fiscalização mais aberta. Não há mais espaço para o amadorismo e as prefeituras têm de capacitar seu corpo técnico para o bom desempenho de suas atividades", destacou lembrando que o curso sobre contabilidade pública terá três meses de duração com intervalo médio de uma semana cada módulo.
Pelo que explicou Angelita De Conto, o novo conceito de contabilidade é de que se trata de uma ciência regida por princípios e normas. E observou que a partir de janeiro de 2013, haverá um novo plano de procedimentos contábeis que deve ser seguido pelos municípios, sob acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado.
A Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) é parceira do curso junto com a Amures. Esta mesma atualização contábel está sendo realizada em outras regiões do Estado para adequar o corpo técnico das prefeituras.