Com uma frase do poema Martin Fierro, que cita os líderes como pessoas que abrem caminhos, o pioneiro no processo de criação da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), ex-prefeito de Lages, Nilton Rogério Neves saldou os prefeitos os convidados que participaram nesta sexta-feira (10), da solenidade de comemoração dos 44 anos da entidade. Ao destacar a importância de se estruturar escritórios de inspeção sanitária e repassar veículos para atender as agroindústrias familiares, Nilton Neves disse que a Serra Catarinense espera ainda mais de seus líderes.
E desta forma se realizou a entrega de 18 veículos modelo Gol, zero quilômetro e 18 escritórios equipados, num investimento total de mais de R$ 520 mil numa parceria das prefeituras e Ministério do Desenvolvimento Agrário. A partir da próxima semana inicia nos municípios, o trabalho de implantação do Sistema Único de Atenção à Agropecuária (Suasa). Ele vai garantir a proteção da saúde dos animais, a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária da Serra Catarinense.
Para o presidente da Amures, Luiz Paulo Farias, a parceria entre governo federal e as prefeituras fez brotar esse grande projeto de fomento às agroindústrias familiares. "Estamos apenas iniciando, mas certamente este projeto vai se reverter em grandes resultados à região. São as pessoas que serão atendidas e é por elas que estamos trabalhando", declarou. Paulinho agradeceu o empenho do prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira que era presidente da Amures quando foi criado o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar da Serra Catarinense (Cisama).
Por sua vez, Renatinho elogiou Nilton Neves pelo legado deixado aos prefeitos que hoje se espelham no passado para continuar lutando. Renatinho destacou também o objetivo da entrega dos veículos e dos escritórios que é a estruturação das equipes que darão suporte técnico e orientação às agroindústrias familiares. Durante a solenidade foi oficializada também a entrega de um equipamento Global Navigation Satellite Systems (GNSS), modelo geodésico. Ferramenta indispensável nos levantamentos de geoprocessamento de campo com precisão o que garantirá a elaboração de cadastros fieis de informações em todos os municípios.
Foi inaugurada ainda, a galeria de Ex-Presidentes Digital. As fotos são digitalizadas e passam num grande painel na antessala do auditório. Não ocupam mais espaço nas paredes e mostram também, imagens de potenciais turísticos dos municípios. A entrega de uma revista alusiva aos 44 anos de fundação da Amures encerrou o evento. Ela mostra o que era a associação ontem e que tipo de serviços desenvolve hoje. São 44 páginas que resgatam a historia de todos os ex-presidentes e atuação da entidade.