Estão estacionados em frente a Amures, os 18 veículos que serão entregues aos municípios no início da tarde desta sexta-feira para implantar o Sistema Único de Atenção à Agropecuária (Suasa). Técnicos das prefeituras participam, enquanto isso, de uma palestra e orientação sobre os procedimentos à partir da nova estrutura. O presidente da Amures, Luiz Paulo Farias chegará na associação antes do meio dia e deve presidir a solenidade à partir das 14 horas.
O programa do Suasa possibilitará criar uma identidade regional dos produtos da agroindústria familiar. Hoje, mais de 90 agroindústrias estão cadastradas para receber o serviço, mas para isso dependem da estrutura de veículos e de escritórios equipados. De acordo com o presidente do Cisama, prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira, o objetivo neste momento é estruturar as equipes que darão suporte técnico e orientação às agroindústrias familiares.
Ele observa que até mesmo parte dos alimentos da merenda escolar dos municípios poderá ser adquirido das agroindústrias familiares, pois terão sele de origem e de inspeção. Desta forma o Suasa construirá uma proposta de permanência do homem no campo, com renda e qualidade de vida.