A maior Festa de São Pedro Apóstolo de todos os tempos. Assim definiram os organizadores o evento que se realizou em São José do Cerrito de quinta-feira à noite deste domingo. O público esperado de 20 mil visitantes foi alcançado com toda certeza. Só no bingão do prêmio de R$ 20 mil, foram vendidas cinco mil cartelas. A rifa do Fusca foram mais 10 mil bilhetes.
Os shows, bailes, missa, procissão religiosa, apresentações de talentos locais, leilão de gado e acrobacias de motociclismo, tudo ficou lotado. Um "mar de gente" tomou conta do pátio da igreja matriz. "Todas as cartelas do bingão e dos binguinhos e os bilhetes da rifa foram vendidos. Faltou cartela. Nunca houve tamanha multidão na Festa de São Pedro", afirmou José Muniz, um dos organizadores.
Trânsito congestionado, fila de veículos na BR-282 e falta de estacionamento foram situações comuns.
Seguramente a Festa de São Pedro Apóstolo é uma das maiores da Serra Catarinse. É também uma das mais tradicionais e já faz parte do calendário de eventos religiosos da região. Duas grandes lonas foram montadas no pátio da igreja e a chuva sexta-eira e sábado não foi problema. O sol brilhou no domingo.
Até o pároco Lindomar Borges ficou espantado com tamanha multidão. "É um milagre", declarou se referindo à tanta gente. Do Alto Vale, do Sul do Estado, litoral e do Oeste Catarinense haviam visitantes. O empresário Marcelo Barbosa, disse que a festa deste ano foi fruto do esforço de 20 casais e será o grande desafio dos que assumiram o compromisso de organizar a edição de 2013.
O saldo oficial da Festa de São Pedro será anunciado no decorrer da semana. Mas pelas vendas de cartelas já é possível afirmar, foi sucesso absoluto. Os organizadores acreditam que só no domingo, mais de dez mil pessoas passaram pela festa. As imagens não mentem.