A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a Prefeitura de Urubici, Conselho Municipal de Turismo, Pouserra e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim estão elaborando uma proposta modelo de planejamento-ação para o desenvolvimento sustentável do turismo em Urubici. Durante reunião, realizada na Câmara de Vereadores na última semana, foram apresentadas algumas estratégias, com destaque para a parceria com SEBRAE, SENAC, SESC e EPAGRI a fim de suprir algumas demandas para estruturar o setor. A reunião foi conduzida pela Diretora de Políticas Integradas do Lazer da SOL, Elisa Wypes San't Ana de Liz. "Essa metodologia inovadora pretende ser uma referência em planejamento turístico para outros destinos de Santa Catarina", destacou.
A secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani, acredita que o envolvimento de todos os atores no planejamento e discussão é fundamental para estruturar o setor. "O planejamento e a ação devem acontecer de forma conjunta e integrada, primeiro dentro do município e depois envolvendo toda a região", afirmou. Solange destacou ainda que Urubici será o município piloto do projeto pelo fato do trade turístico possuir uma entidade organizada. "A intenção e estender essa ação para os demais municípios no futuro", afirmou.
Participaram ainda das discussões o prefeito municipal, Adilson Jorge Costa, o presidente da Santur Sr. Valdir Valendowsky, o assessor do governador Sr. Gabriel Ribeiro, representantes da iniciativa privada, sociedade civil organizada, trade turístico e Sistema S (Senac, Sebrae e Sesc).
Na ocasião, foram solicitadas algumas demandas aos parceiros, como seguem abaixo:
SENAC – Capacitação in loco para empreendimentos de meios de hospedagem, bares, restaurantes e similares, e comércio local em geral para atendimento aos turistas.
SEBRAE – Consultoria de empreendedorismo para comerciantes (apresentação, disposição dos produtos, design, inovação, formatação de novos negócios com identidade local).
SESC – Identificação de talentos culturais, realização de oficinas e elaboração de programação de atividades culturais.
EPAGRI – Agroindústria de transformação de produtos locais (Ex: tomate seco, frutas secas, polpas, conservas, entre outros).