O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, entregou 10 prêmios para as melhores gestões no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS). A premiação ocorreu durante a solenidade de abertura da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira, 15 de maio, e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, especialistas e representantes dos governos estadual e federal.
Na estimativa geral do IRFS com dados de 2010, o Município de Bom Jardim (SC) foi o mais bem colocado e obteve a maior nota de todos. Seguido dele, estão: Caseiros (RS), Bilac (SP), Louveira (SP) e Pirapó (RS). Entre os 30 primeiros colocados no ranking geral IRFS, 15 são gaúchos e sete são paulistas Dois são do Sudeste, dois do Centro-Oeste e dois do Nordeste. A maior parte das prefeituras é da região Sul.
Para o Prefeito de Bom Jardim da Serra (SC), Ilton Machado, é uma satisfação receber o primeiro lugar, "é o coroamento de um trabalho longo no Município, onde a gestão fiscal e social sempre foi meta". Para o prefeito de Bilac (SP), José Robeto Rebelato, o prêmio demonstra que o Município está indo no caminho certo. "Acredito que esse bom resultado seja resposta dos fortes investimentos que estamos fazendo na área de Educação e capacitação, assim o Município e a renda crescem", aponta o prefeito. O presidente da FECAM, Douglas Warmling, prefeito de Siderópolis, cumprimentou o prefeito de Bom Jardim da Serra, Ilton Luiz Machado.
A CNM avaliou o nível de endividamento e gasto com pessoal, recursos de manutenção da máquina administrativa e investimentos em Infra-Estrutura, em Saúde e em Educação. Estes são alguns itens compõem o IRFS.
Índice de gestão
Para os prefeitos interessados, a CNM disponibilizou durante o evento, um sistema interativo onde o prefeito pode verificar o desempenho do seu Município com 16 indicadores de gestão social e fiscal.
Abaixo a lista dos 10 primeiros colocados em nível nacional
Bom Jardim da Serra (SC)
Caseiros (RS)
Bilac (SP)
Louveira (SP)
Pirapora (RS)
Itatiba do Sul (RS)
São José do Hortêncio (RS)
Taiaçu (SP)
Pinhal (SP)
Águas Mornas (SC)