O governador Raimundo Colombo participa, às 14h desta sexta-feira (4), do Encontro Agronegócios e da abertura oficial da 19ª Festa Nacional da Maçã, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, em São Joaquim. O evento conta com apoio do Governo do Estado por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Também estarão presentes o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e a secretária regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.
A fruticultura movimenta 70% da economia de São Joaquim. Os pomares de maçã ocupam 8.325 hectares no município, cultivados por 1.530 produtores. A estimativa é de que sejam colhidas em 2012 mais de 290 mil toneladas de maçãs. O setor enfrenta um momento de crise, principalmente em razão das intempéries e endividamento dos fruticultores. A secretária Solange Pagani entende que a festa é importante na medida em que proporcionará a discussão de alternativas para o setor.
A 19ª Festa da Maçã surgiu pela necessidade de fomentar a comercialização da maçã e divulgar o município de São Joaquim. Este ano, o evento traz, além da gastronomia, shows nacionais e regionais. Os organizadores esperam receber cerca de 100 mil pessoas. A programação conta com Exposição de Maçãs, 21º Rodeio Crioulo Nacional, 1º Mostra de Vinhos Finos de Altitude, Encontro de Agronegócios e 1º Encontro Regional da Terceira Idade.