Prefeitos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que integram a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADREL) – formada por municípios lindeiros ao reservatório da Barra Grande, visitou há poucos dias, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional em busca de conhecimento e troca de experiências.
A avaliação da comitiva liderada pelo presidente da ADREL e vice-prefeito de Pinhal da Serra (RS), Delmar Antônio Jaguszewski, foi unânime: "A visita técnica foi muito interessante; sem dúvida temos muito a aprender com exemplo de Itaipu". Participaram da caravana o prefeito Ivandro Birck de Pinhal da Serra; o prefeito Luiz Jaime Kramer de Esmevalda; o prefeito José Paulo de Almeida de Bom Jesus; o presidente da AMUCSER Erivelto Sinval Velho, prefeito de São José dos Ausentes; o vice presidente da ADREL Antonio Coelho Lopes Junior, o Bota, prefeito de Capão Alto e vice presidente da ADREL, representando os municípios de SC, além de assessores e do secretário executivo César Augusto Vargas Lavoura da ADREL/SC.
O grupo permaneceu um dia em Santa Helena cumprindo agenda de reunião com o prefeito de Entre Rios do Oeste e presidente do Conselho dos Lindeiros, Elcio Zimmermann e equipe técnica da entidade. Na ocasião, a equipe apresentou as atividades realizadas e a forma de condução dos trabalhos, além de um breve relato sobre a formação do Conselho dos Lindeiros e as ações que estão previstas para o futuro.
Houve a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a ADREL e o Conselho dos Municípios Lindeiros com objetivo de divulgação de informações e o intercâmbio de experiências em pesquisa, boas práticas, fomento e incentivo empresarial, treinamento e capacitação profissional, projetos ambientais e culturais e demais ações e projetos que promovam os princípios de sustentabilidade e qualidade de vida para o desenvolvimento humano, econômico e social em ambas as regiões. O encontro contou ainda com a participação da prefeita de Santa Helena, Rita Schimidt; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Silom Schimidt e o presidente da Câmara de Vereadores, Jucerlei Sotoriva.
"Saber que somos referência em algumas ações que serão iniciadas pela ADREL é motivo de muito orgulho para nós lindeiros. Mais do que ensinar, temos muito a aprender com os nossos visitantes", disse o presidente após a troca de experiências entre os participantes. Ainda em Santa Helena, a comitiva de prefeitos participou de um almoço de confraternização, visitou o balneário, a estátua do Cristo Esplendor e o Centro Avançado de Pesquisa (CAP).
Em Foz do Iguaçu, eles foram recepcionados na Itaipu Binacional por Neli Rover, do Refúgio Biológico Bela Vista, que conduziu a visita especial pela usina. Na agenda, uma das paradas foi no Ervanário de Itaipu com a explanação das atividades pelo farmacêutico e responsável técnico, Reinaldo Shimabuku.
Por fim o grupo se entusiasmou durante a apresentação do programa Cultivando Água Boa, conduzida pelo assessor da Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente, Zoltir Chiapetti. "Tínhamos conhecimento de que Itaipu é uma potência, mas ficamos impressionados com a grandiosidade do Cultivando Água Boa e a integração entre Itaipu e os municípios lindeiros", ressaltou o presidente da ADREL, ao destacar o interesse de voltar na região mais vezes para captar novas experiências.
Fique por dentro
A ADREL tem dois anos de fundação, sendo formada pelos municípios de Capão Alto (SC), Campo Belo do Sul (SC), Cerro Negro (SC), Anita Garibaldi (SC), Pinhal da Serra (RS), Esmeralda (RS), Vacaria (RS) e Bom Jesus (RS).