You are currently viewing Urupema inaugura projeto Cidade Digital

Urupema inaugura projeto Cidade Digital

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
Modelo para SC

     Urupema se tornou neste final de semana, o primeiro município catarinense com a denominação Cidade Digital. O novo sistema disponibiliza internet banda larga inclusive às localidades do interior e entrou em operação na sexta-feira (27). Junto foi inaugurado, o videomonitoramento de segurança, o novo portal de internet e lançado um vídeo institucional turístico.
A solenidade lotou o Clube 3 de Maio onde ocorreu também, a abertura do 1º Festival do Papagaio Charão aberto tanto a fotógrafos profissionais quanto amadores, em categorias distintas. Estandes de produtos típicos da economia local foram montados no Clube, que até esta segunda feira será a central de orientação dos concorrentes do concurso fotográfico.
"Urupema vive talvez, seu melhor momento. Hoje, toda população carente tem acesso à tecnologia de internet. Mas ser uma Cidade Digital significa mais que isso. É modernizar a gestão pública e oferecer novos serviços e facilidades para as pessoas e com isso, levar aos habitantes uma nova perspectiva de cidadania", declarou o prefeito Amarildo Gaio. O sinal de internet abrange todas as áreas, desde a educação, saúde e segurança.
Gaio lembrou que, foram quase dois anos de dedicação e como era um projeto inovador, não havia nem técnico habilitado da Caixa Econômica para fazer análise do projeto. "O Cidade Digital não entrou em funcionamento antes, porque não havia técnicos do governo para acompanhar o projeto. Por isso, este momento é tão especial e se torna um marco para história do nosso município", afirmou.
O Cidade Digital tem como centro, um ponto com tecnologia wireless que parte do Morro das Antenas e chega a outros pontos estratégicos nas comunidade do interior. Antenas são utilizadas para amplificar o sinal que é emitido pelos dispositivos sem-fio. Mas só tem direito a internet gratuita, quem tiver com os débitos com a prefeitura em dia, as crianças freqüentando escola e carteira de vacinas em dia.
O projeto Cidade Digital recebeu o nome de Antônio Martins Azevedo, em homenagem ao homem que ficou conhecido como "Correio Urupemense". Por muitos anos, ele transportou correspondências, valores e volumes de Urupema para São Joaquim, sem nunca ter cobrado nada. Antônio Azevedo viajava à cavalo e apesar de não saber ler nem escrever, nunca extraviou nem violou qualquer correspondência. Descendentes do homenageado receberam do prefeito, uma placa de agradecimento.
Sobre as câmeras de videomonitoramento, Urupema também é pioneira entre as cidades com menos de quatro mil habitantes, a vigiar todos que entram ou saem do perímetro urbano. A justificativa do prefeito ao projeto que custou R$ 80 mil foi, "é melhor passar o cadeado na porta de casa, antes que o ladrão arrombe".