O governador Raimundo Colombo se reuniu, nesta terça-feira (24), com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, Fernando da Costa Marques, para tratar da liberação da licença ambiental da Usina Hidrelétrica de Pai Querê, localizada no município de Lages. Colombo pediu agilidade no processo pela grande importância socioeconômica da obra para a cidade e a região. "Esse é um momento crítico do ponto de vista social por causa da queda nas vendas da madeira de reflorestamento", explicou o governador.
De acordo com o analista ambiental do Ibama, Rafael Della Nina, que acompanha a iniciativa, o processo está no prazo de 15 dias para recebimento de contribuições de informações da sociedade e depois deve seguir para a avaliação do que foi recebido. Após esse etapa, parte-se para o estudo de impacto ambiental. Por ser um projeto já bem estudado, os representantes do Ibama acreditam que deve ter uma tramitação mais célere que outros de porte semelhante.
"Agora, a licença chegaria na hora certa", emendou o secretário-executivo de Articulação Nacional, João Matos. O apelo dos dois recebeu um aceno positivo por parte do Ibama. A última audiência pública foi realizada no dia 17 de abril, em São Joaquim. "Essa foi a última das quatro e elas foram muito boas", avaliou.