You are currently viewing Governo garante incentivos fiscais para instalação de empresa em Lages

Governo garante incentivos fiscais para instalação de empresa em Lages

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     Na tarde desta terça-feira (10), em São Paulo, o governador Raimundo Colombo assinou acordo entre Governo do Estado de Santa Catarina e a Empresa Sinotruk do Brasil, representada pelo diretor geral, Joel Anderson. O documento garante que a empresa se instalará em Lages, com os incentivos fiscais previstos pelas leis do Estado e do município. "Esse momento tem um grande significado para Lages. É a maior fábrica de caminhões do mundo, que em alguns meses estará gerando centenas de empregos", destaca o governador.
O ato foi testemunhado pelo vice-governador da Província chinesa de Shandong, Cai Limin; pelo chairman da Sinotruck Corp, Ma Chunji; pelo prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira; pelo secretário-executivo de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa; e por outras lideranças da região.
O objetivo do acordo é criar uma exclusividade na importação das peças e dos caminhões, através dos portos catarinenses e a instalação da montadora Sinotruk do Brasil, no município de Lages. A empresa é uma subsidiária da China National Heavy Duty Truck Group (CNHTC) e pretende iniciar a instalação da unidade em três fases. "As negociações se estenderam durante vários meses, e agora a população terá uma nova e grande opção de emprego e renda", diz Colombo.
Nesse primeiro momento, haverá somente a importação de caminhões, enquanto a unidade em Lages é instalada. Na segunda fase do processo acontece com a importação de peças, produzidas pela fábrica matriz, para a montagem dos caminhões no município catarinense, chamada pela empresa de CKD – no inglês Complete Knock-down. A empresa espera contratar 400 funcionários para esse momento.
Na terceira fase, será o momento em que 65% dos fornecedores de peças que compõem o veículo, já sejam brasileiros, preferencialmente catarinenses. Há a estimativa de que, aproximadamente 1100 funcionários estejam trabalhando na linha de fabricação dos caminhões, com a produção de cinco mil unidades por ano, e faturamento de R$ 1 bilhão.
Segundo Costinha, foram mais de seis meses em negociações numa evolução de acontecimentos, com diversas reuniões técnicas onde foram esclarecidos esses pontos e os detalhes do projeto. "A empresa já está no mercado brasileiro há alguns anos e agora com esse novo programa ela vem para Santa Catarina, especificamente para Lages com a redução do imposto, para a implementação da unidade", explica.
Considerada a maior fábrica de caminhões do mundo, a empresa CNHTC, produziu em 2011, 120 mil unidades. "A empresa chinesa, é altamente verticalizada e produz de tudo, exceto pneus e aço", comenta o secretário-executivo.

Fonte: SDR/Lages/AMURES