A segunda reunião descentralizada da Amures, sob a presidência do prefeito Amarildo Luiz Gaio, na tarde desta terça-feira, em Bocaina do Sul definiu prazos para entrega de projetos com vistas à liberação de recursos para execução das obras de saneamento básico em vários municípios da região. Como data limite ficou estabelecido 30 de abril.
Participaram da assembleia, o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Adenor Piovesan e o diretor de Expansão da Casan, Adelor Vieira. Foi firmado um consenso entre as três entidades para acertar detalhes técnicos dos projetos de saneamento básico e entrega oficial com vistas à liberação de recursos para as devidas execuções de obras.
A reunião aconteceu na Escola Básica Municipal Teodoro Bauschutte e houve até homenagem às primeiras damas e mulheres que prestigiaram o evento. O que explicou o superintendente da Funasa é que das emendas de 2010, que contempla os municípios de Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, São José do Cerrito e Urubici com valor de R$ 8.046.323,75, foram analisadas pendências técnicas.
Adenor Piovesan alertou os prefeitos porque, ainda existem pendências de projetos de seis municípios. "Apenas Capão Alto está em dia", disse. Sobre as emendas de 2011, com valor assegurado de R$ 22 milhões para 16 municípios, ele reiterou que estão sendo aguardados os projetos técnicos.
Desta forma se estabeleceu prazo até 10 de abril para as prefeituras entregar na Funasa as pendências de projetos referentes a emenda parlamentar de 2010. A Funasa terá até dia 30 de abril para emitir parecer de todos os projetos. Sobre as emendas parlamentares de 2011, os projetos deverão estar protocolados na Funasa até 30 de abril.
O que observou o presidente da Amures, Amarildo Gaio é que existe um tempo maior para os projetos das emendas do ano passado. Mas as referentes a 2010, o prazo termina em abril. "Estamos numa corrida contra o tempo e cada dia é um dia a menos na busca pelos recursos das emendas parlamentares", frisou Gaio.
Os municípios de Painel e Rio Rufino são os únicos da região que não possuem projeto técnico de saneamento. E ficou acertado que a Funasa dará o projeto. O diretor de Expansão da Casan disse que a estatal dará apoio aos municípios para elaboração dos projetos. Na solenidade, a prefeita Marca Góss, renovou por 30 anos, da concessão da exploração dos serviços de água de Bocaiana do Sul, com a Casan.
|