O presidente da Amures, prefeito de Urupema Amarildo Gaio acompanhou sexta-feira à noite, a inauguração do Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC, campus de Lages. A solenidade contou com a presença da ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, reitora da instituição Maria Clara Schneider, diretora do campus Lages Raquel Matys Cardenuto, deputado estadual Elizeu Mattos, deputada federal Carmen Zanotto e convidados.
Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa discursou agradecendo o empreendimento que permitirá a qualificação profissional. Até 2006 eram apenas três unidades do IF-SC. Hoje são 19 consolidados e dois em implantação. Na Serra Catarinense, além de Lages Urupema possui uma unidade em funcionamento.
O prefeito Renato Nunes de Oliveira, o Renatinho, falou da importância do instituto e foi homenageado pelo apoio na implantação do campus. Em Lages o IF-SC funciona desde 2010 com cursos técnicos de qualificação profissional. Possui terreno com mais de 110 mil metros quadrados e área construída de 6,2 mil metros quadrados. A previsão é ter 1.200 alunos em breve.
O presidente da Amures lembrou que a implantação do Instituto Federal é o primeiro passo para que a região tenha sua universidade federal. E destacou que todas as mudanças para o desenvolvimento na Serra Catarinense virão pela educação e a cultura. "Este é o único investimento que nós homens públicos fazemos e temos a certeza de que jamais se perderá, porque educação e cultura são a base de formação do cidadão", disse Amarildo Gaio.
A ministra Ideli Salvatti resumiu a importância do IF-SC como sendo uma oportunidade para quem não tem condições de pagar por um ensino de qualidade técnica. Ela fez um balanço da implantação das escolas federais no País, desde 1909 e destacou que em Santa Catarina são 26 unidades em funcionamento, cinco em fase de conclusão e outras três que devem ficar prontas nos próximos dois anos.