O grupo de prefeitos da Amures que viajou à Brasília nesta terça-feira para integrar a Mobilização Ações e Estratégias 2012, foi recepcionado pelo deputado federal Décio Lima. O parlamentar ofereceu jantar na segunda-feira aos prefeitos, onde dialogaram sobre o empenho confirmado em dezembro passado, de R$ 22 milhões para investimento em saneamento básico em 16 municípios da região.
Décio Lima reiterou apoio para a liberação dos recursos. Mas observou que agora é uma questão técnica e depende da aprovação dos projetos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O prefeito de Anita Garibaldi e presidente do Consórcio de Saneamento Básico Meio Ambiente e Atenção Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária (Cisama), Roberto Marin explicou ao parlamentar que já houve reunião com os técnicos da Funasa em Florianópolis.
"A meta é superar os obstáculos técnicos para liberar os recursos e contratar os serviços. Mas depende do apoio dos parlamentares, especialmente os da bancada governista", observou Roberto Marin. Além dele, jantaram com o deputado os prefeitos Everaldo Ransoni, Ilton Machado, Adilson Costa, Firmino Branco, Janerson Furtado e a prefeita de Celso Ramos, Inês Schons.
Nesta terça-feira, os prefeitos participaram no Senado Federal, dos debates sobre royalties, saúde, finanças e encerramento de mandato. A princípio sete dos 18 prefeitos estavam confirmados. Mas a prefeita de Bocaina do Sul Marta Góss, de São Joaquim Marlene Kayser e o prefeito de Bom Jardim da Serra Ilson Machado também incorporaram o movimento.
Situação das emendas para saneamento básico na Amures:
|