Engenheiros e empresários italianos abriram um canal de conversações com empresários lageanos com vistas a estabelecer empreendimentos e firmar uma relação bilateral entre Verona e Serra Catarinense. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira na sede da Amures, com a presença do presidente da Veronesi nel Mondo, Morando Fernando e da presidente da Ordem dos Engenheiros de Verona, Ilaria Segala.
Uma comissão formada por engenheiros, empresários e membros do Conselho Regional de Engenharia deverá afunilar as conversações, uma vez que a Morando Fernando representa também a Câmara de Comércio da Itália em Verona, entidade que tem centenas de empresas filiadas e negociações de milhões de euros por toda Europa. O que deixou claro Morando é que "esta ponte" de negócios só está sendo construída porque uma comitiva de prefeitos catarinense tomou a iniciativa de ir Itália.
"Esta ponte com Veronesi e o Rio Grande do Sul já existe e aqui está sendo bem possível de se implantar e pode ajudar esta região a não cometer erros como os praticados pela Itália no passado", declarou Morando. Ele reconheceu que profissionais de engenharia poderão fazer "estágios" na Itália e italianos podem vir a "estagiar" no Brasil. Várias perguntas e dúvidas foram tiradas entre profissionais dos dois países e há possibilidade inclusive de algumas parcerias empresariais.
A presidente da Ordem dos Engenheiros de Verona disse que, antes de embarcar para o Brasil colheu sugestões e dúvidas de engenheiros italianos sobre futuras parcerias. Ilária Segala reafirmou a disposição e o interesse do intercâmbio de negócios. Para o presidente da Amures, Amarildo Gaio, não haverá dificuldades de estreitar os paços, uma vez que a região tem na sua base de formação a cultura italiana.
"Todos os municípios tem potencial de negócios e um exemplo é a área de produção de alimentos. A carne de gado na Serra Catarinense é diferenciada e mesmo na produção vegetal temos muito a oferecer e aprender", frisou Gaio. A secretária Regional de São Joaquim, Solange Pagani, representou o governador Raimundo Colombo e o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Antônio Coelho Lopes Júnior lembrou que houve até críticas à viagem que realizaram à Europa.
"Os frutos daquela viagem ainda não estão colhidos, mas certamente renderão muitos ganhos a Serra Catarinense", comentou. A tarde, os nove engenheiros italianos conheceram as unidades geradoras de energia da Baesa, em Anita Garibaldi. Hoje serão recebidos pela prefeita de São Joaquim, Marlene Kaiser numa visita à Villa Francioni e almoçam em Urubici, antes de se deslocaram para Florianópolis, onde acompanharão a posse da nova diretoria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/SC).
Comitiva Italiana:
Morando Fernando – Presidente da Veronesi nel Mondo e representante da Câmara de Comércio da Itália, em Verona.
Ilaria Segala – Presidente da Ordine Degli Ingegneri Di Verona e Provincia.
Paolo Crescini – Engenheiro dono da Ingegneria Geotecnica Nuavi Orizzonti.
Carlo Boscato – Engenheiro dono da Engegneria BM.
Inez Moratello – Sócia da Engenheiro dono da Engegneria BM.
Diego Martini – Engenheiro civil
Mattia Fantinati – Responsável técnica da empresa Management Engineer
Michele Ferrari – Engenheiro químico.