Como forma de valorizar os produtos da agricultura familiar da região, aconteceu no fim de semana, no bairro Santa Catarina, a primeira feira Sabor do Campo. Cerca de 30 produtores puderam comercializar a seus produtos numa estrutura montada em frente ao Caic Nossa Senhora dos Prazeres. Com preços acessíveis e produtos de qualidade, a comunidade aprovou a realização da feira. "Eu gostei muito, as verduras e as frutas estão bonitas e baratas. Queria que tivesse toda a semana", diz a moradora do bairro Novo Milênio, Daiane Neves Waltrick.
A iniciativa de realizar a feira sabor do Campo, partiu dos próprios produtores. "Eu reuni os produtores e fomos buscar ajuda na Secretaria da Agricultura e conseguimos realizar a feira. Os produtores precisam ter iniciativa e correr atrás. Precisamos de assistência técnica e de organização", afirma o representante da comunidade do Mangueirão, Agnaldo Borges.
Maria Aparecida Mattucci Silva, agricultora desde criança, conseguiu boas vendas. "Vendi quase todos os meus produtos, essa é uma forma de nos ajudar. As ações estão melhorando, mas ainda precisamos de mais incentivo, as estradas não estão tão boas", afirma a agricultora. Ela explica, ainda, que fornecer os produtos para a merenda escolar da rede municipal de ensino ajuda muito na renda familiar.
Segundo Borges, Lages importa 98% dos produtos que consome e apenas 2% são adquiridos dos produtores da região. "Ainda não somos auto-suficientes, mas para o próximo ano queremos aumentar em pelo menos 10% a comercialização dos produtos daqui da cidade. Deveríamos fazer uma feira em cada bairro e toda a semana, mas teríamos que ter produtos suficientes e mais produtores, o que não acontece. Não podemos esperar somente do poder público. Temos que tomar a iniciativa e buscar ajuda, insisitir", observa.
A feira foi realizada pela Secretaria da Agricultura e teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages (SDR), Epagri e Acro, foi experimental, porém com resultado positivo, vai acontecer no próximo final de semana no bairro Guarujá e deve voltar ao bairro Santa Catarina em janeiro. A intenção é realizar uma feira em cada bairro.
"Os agricultores nos solicitaram e decidimos realizar a feira com a ajuda da SDR que doou parte da estrutura. Lages não tem a tradição de realizar feiras livres, mas queremos motivar e auxiliar o plantio de hortifruti no interior. Uma forma a mais de renda para o agricultor familiar", explica a engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura, Ana Maria Cembranel. Entre os produtos comercializados estavam frutas, verduras, legumes, mel, peixe, queijo, embutidos, bolachas, entre outros.
Fonte: CLMais/AMURES