O evento acontece todo ano no Parque Léo Vieira de Andrade com entrada gratuita e área de camping. A 14ª edição do Painelaço acontece junto com 6ª do Fenalaço. Cerca de duas mil pessoas passaram pelo parque.
O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Cesar Camargo realiza o evento. "Ano a ano vem crescendo, a gente vai divulgando a nossa festa no estado de Santa Catarina. A gente vai laçar e já faz o convite. Tem público diferente todos os anos", diz Hilário Vieira. Desde que Painel se tornou município, a festa acontece no segundo final de semana de dezembro.
Joceane Muniz sempre participa com toda a família que vem de Lages. "É bem bonita, a gente gosta do tradicionalismo. Já trago a minha filha também, a gente vem acampar por causa dos torneios", diz. "Nós adoramos, criamos os filhos nos rodeios e gostamos de participar", conta Marta Arruda Córdova.
Nove pessoas vieram de Brusque, do CTG Mala de Garupa. "A gente trabalha durante a semana para se divertir nos rodeios. Desde criança, estou sempre no meio dos cavalos. Sou ferreiro. Ficamos mais no acampamento com a família", diz.
De Florianópolis, vieram quatro pessoas do CTG Os Praianos. "A gente vem porque gosta. Ganhamos a taça da laçada em dupla. É um pouco diferente das festas do litoral, aqui acontece muito evento em um final de semana. Isso deveria ser revisto. É o esporte que praticamos, é o nosso vício de final de semana", ressalta Rafael Godinho.
Homenagens
Dez pessoas foram homenageadas no 14º Painelaço. O soldado Alison Brito da Silva recebeu honra ao mérito por ser o primeiro painelense a ir em missão de paz pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti.
O arquiteto e professor João Argon Preto de Oliveira recebeu o título de Cidadão Honorário de Painel.
Os vencedores das provas campeiras receberam prêmios em dinheiro, que variaram de R$ 200,00 a R$ 1.500,00.