Nascentes do Futuro
"A capacitação é só o início. Esses professores serão os difusores do Projeto Nascentes do Futuro dentro dos municípios. E a missão não consistirá apenas na dedicação de cada um em sala de aula, mas no papel como multiplicadores dessa idéia dentro das escolas". Assim definiu o prefeito de Urupema Amarildo Gaio, o encerramento da capacitação de professores de escolas da rede pública municipal envolvida no Projeto Nascentes do Futuro, no início da tarde desta quarta-feira, na Amures.
Cerca de 50 educadores dos 18 municípios da Serra Catarinense acompanharam a última etapa da capacitação. O que explicou o prefeito Amarildo Gaio é que, o alcança desse projeto é a própria sobrevivência do ser humano no planeta. "Devemos criar nas crianças a consciência do respeito e os cuidados com o meio ambiente. O homem consegue viver sem uma série de coisas, mas sem água é impossível. E nossa responsabilidade é levar esse projeto com perspectivas e sempre melhorar o meio ambiente", declarou o prefeito.
O Nascentes do Futuro envolve ao menos 3.600 estudantes e tem como parceiros o Ministério Público Estadual, Federal e a Baesa. Sua execução acontece através do Consórcio de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção a Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama). Foram entregues aos professores e às escolas o kit água e microscópio para uso em sala de aula.
O projeto caminha agora para a recuperação efetiva de mais de dez hectares de florestas alteradas e degradadas em áreas de preservação permanente. Também estão mapeadas treze nascentes e sete poços artesianos que abastecem aproximadamente 70 mil habitantes nos municípios abrangidos pelo projeto. A coordenação do Nascentes do Futuro é da bióloga Nádia Boff Ribeiro e levantamento de campo foi realizado em parceria com a estagiária do curso de Biologia, Aline Pereira Cruz.
Representantes da Polícia Ambiental, Epagri, Vigilância Sanitária e Baesa acompanharam a entrega dos kit Água e dos prêmios aos vencedores do concurso de Nascentes do Futuro. O primeiro lugar foi o mascote "Nascentina", e a aluna recebeu um notebook. O segundo lugar foi o mascote "Gotinha" e o prêmio foi uma cêmera fotográfica digital. O terceiro colocado foi o mascote "Água é Vida" e recebeu um MP-4.