UMA PARCERIA do Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente (Cisama) e Ministério Público Estadual resultou no primeiro levantamento de campo do sistema de saneameto básico de Campo Belo do Sul. O diagnóstico custou R$ 35 mil e agora é aguardada a liberação de R$ 1.3 milhão pelo governo federal para elaboracão e execução do projeto.
A entrega oficial do levantamento foi feita pelo prefeito de São Joaquim, presidente do Cisama, José Nérito de Souza, que lembrou que ainda falta realizar o mesmo levantamento em Painel e Rio Rufino. "O importante é que estamos avançando com os levantamentos, com os planos de saneamento e os projetos. Mas acima de tudo, com as execução de algumas obras. E com isso cumprindo com os ajustes de conduta firmados com o Ministério Público", frisou José Nérito de Souza.
Ele observa que, atualmente estão sendo executadas algum tipo de obra relacionada a saneamento básico nos municípiois de Bom Jardim da Serra, Urubici, São Joaquim, Ponte Alta e Urupema. Nos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Capão Alto, São José do Cerrito, Correia Pinto, Bom Retiro os projetos já foram contratados e falta iniciar as obras.
Uma outra situação são os municípios de Otacílio Costa, Palmeira e Bocaina do Sul, com projeto em elaboração. Lages não se enquadra no Cisama devido ao número de habitantes, mas também está com as obras de saneamento a todo vapor. O caso de Campo Belo do Sul, foram levantadas 2.220 propriedades que precisarão ser interligadas à rede de saneamento.
O prefeito de Campo Belo do Sul, Firmino Chaves Branco, disse que o município não teria condições financeiras de arcar sozinho com todos os investimentos de saneamento. "É importante esta parceria do Fundo Regional de Meio Anbiente e o Ministério Público para ajudar os municípios com menor condição econômica. Agora vamos correr atrás dos recursos para executar estas obras", comentou.
O diagnóstico em Campo Belo do Sul foi a primeira ação prática do Fundo Regional de Meio Ambiente e compreende em identificar todos os domicílios do meio urbano, dimensionar as futuras redes tronco e de coletas e estabelecer os locais das futuras redes.
Uma das etapas futuras do projeto será a estação de tratamento de esgoto. A rede tronco estará interligada a estação que será dimensionada de acordo com a capacidade de geração de esgoto. Todo processo tem o acompanh