NESTE mês, Colombo e o staff do governo farão um roteiro de viagem pelas 36 regionais. O objetivo é realizar um raio X das estruturas. Os prefeitos terão papel decisivo na reformulação do foco de atuação das secretarias e dos conselhos de desenvolvimento regional.
"Temos que estabelecer encontros periódicos com o governo do Estado e trabalhar em parceria para encaminhar as demandas dos municípios. Os prefeitos aprovaram uma pauta de reivindicações, que está com o governador Colombo e o papel dos prefeitos do Conselho Executivo é de articulação política. Na próxima semana, temos um encontro com todos os prefeitos do Conselho Político para apresentar as tratativas e tomar as decisões", disse o presidente da Federação.
Ceron também comunicou que o secretário de Planejamento, Filipe Mello, será responsável pela definição dos temas que serão abordados no Congresso de Municípios, que será realizado pela FECAM e governo do Estado, com apoio da Assembleia Legislativa, no segundo semestre.
"Um dos temas do Congresso pode ser debater os prós e contra na criação das regiões metropolitanas. Trazer um especialista para discutir este assunto, mas de forma técnica", sugere Ceron.
A reunião teve a participação do prefeito Norival Fiorin de Luzerna – presidente da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e do Conselho Executivo: Ernei José Estahelin prefeito de São Pedro de Alcântara; Douglas Gleen Warmling prefeito de Siderópolis e Albert Stadler prefeito de Porto Belo. Além do diretor executivo Celso Vedana e dos assessores da Federação.