You are currently viewing Ibama diz que obras da Pai Querê podem iniciar este ano

Ibama diz que obras da Pai Querê podem iniciar este ano

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O PREFEITO de São Joaquim, José Nérito de Souza deve se encontrar na próxima semana, com o gerente de meio ambiente da Votorantin Energia, José Raul Fabbri, para repassar a nova instrução do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), com vistas a construção da hidrelétrica Pai Querê.
Semana passada, o prefeito joaquinense e o prefeito de Bom Jesus, José Paulo de Almeida tiveram audiência com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl que disse ser possível a obra iniciar ainda este ano, desde que o grupo empreendedor cumpra algumas exigências de ordem técnica. Dentre as recomendações está a adequação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para atender à legislação a comprovar o atendimento do termo de responsabilidade apresentado pelo grupo empreendedor.
Pelo que informou o presidente do Ibama, o EIA/Rima possui inúmeras inconformidades em relação ao termo de responsabilidade como ausência de informações sobre os dados solicitados e dentre outros impedimentos, coleta e análises de dados em desacordo com as exigências do Ibama. "Assim foram superadas estas questões técnicas o Ibama emite autorização para as novas audiências públicas e o respectivo início das obras", disse José Nerito de Souza.
O parecer que o prefeito vai entregar ao gerente de meio ambiente da Votoran, relaciona os itens a serem cumpridos observa que, em que pesem os avanços realizados, ainda faltam informações para subsidiar a análise de viabilidade do empreendimento. "O presidente da Amures, prefeito Macari era para estar nesta audiência em Brasília, mas houve choque de agenda e fomos o representar. O presidente do Ibama fez questão de salientar que a prioridade é a geração de energia pelo sistema de hidrelétricas e as chamadas energias limpa como as eólicas e biomassa", frisou o prefeito.
Ele explica que, tão importante quanto a obra é o resguardo da preservação ambiental e o atendimento às famílias que serão atingidas. No encontro que o prefeito terá com os empreendedores será oferecido apoio dos municípios, tanto de Santa Catarina quanto do lado gaúcho para agilizar o cumprimento das exigências do Ibama e quem sabe iniciar a obra ainda este ano.