You are currently viewing Macari quer todos unidos pela hidrelétrica Pai Quere

Macari quer todos unidos pela hidrelétrica Pai Quere

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O PREFEITO de Bom Jardim da Serra está em Brasília de segunda a quinta-feira desta semana, para dar um "xeque-mate" na questão da Usina Hidrelétrica Pai Querê. Rivaldo Macari se encontrará com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com a ministra da Pesca, Ideli Salvatti.
No sábado (8), ele conversou com o governador Raimundo Colombo, na Festa de Santa Isabel e reforçou o apelo para que o governo ajude a pressionar pela implantação da hidrelétrica.
Acompanhado do vice-prefeito, Ilton Machado, Macari disse que a questão da Pai Querê se arrasta há muito tempo e a região não pode mais esperar. "Quero ter o Michel Temer como um arauto nesta empreitada. A licença da Pai Querê é liberada ou teremos de buscar outros investidores. O que não pode é continuar essa indefinição", reclama.
Para ele, a Pai Querê é emblemática e saindo a liberação, várias outras Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) terão suas obras iniciadas. "Os demais empreendimentos serão consequência. Disso não tenho a menor dúvida", reitera o prefeito.
Ele embarcou para a capital federal nesta segunda-feira (10) e retorna na quinta (13). Na sexta-feira, Macari tem encontro agendado com prefeitos do Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes.
Os prefeitos dos municípios da Serra Catarinense também atingidos pelo empreendimento da Pai Querê, estão convidados para o encontro. A maioria já confirmou presença no evento que acontecerá no parque de Exposições anexo à prefeitura de São José dos Ausentes.
"Na sexta-feira vamos tirar uma moção a favor da Pai Querê e pediremos urgência na sua execução. O documento será enviado aos governadores dos dois Estados e às autoridades federias", revelou Macari. O que o prefeito vai mostrar ao vice-presidente da República, é que a Pai Querê possui um grande potencial energético, mas permanece inexplorado.
Os problemas de licenças tanto da Pai Querê, quanto das PCHs nos afluentes do Pelotas serão mostrados a Michel Temer. Segundo informou Macari, há estudos de pelo menos 40 PCHs em toda região que estão emperradas por conta da não liberação da Pai Querê.
"Desde que era senadora a ministra da Pesca sempre foi uma grande parceira e vamos buscar mais esse apoio dela. E agora, com a força do vice-presidente da República", afirma Macari. Para ele, "quem sai na frente bebe água limpa" e chega de esperar pela Pai Querê.


Usina Hidrelétrica Pai Querê

* Municípios Atingidos Diretamente: Lages (27 proprietários), São Joaquim (185) e Bom Jesus (53) – Totalizando 265 propriedades.
* Altura da Barragem: 160 metros
* Extensão da Barragem: 520 metros (de uma margem até a outra, na parte de cima)
* Tamanho do lago a ser formado: 61,3 Km2
* Número de empregos diretos no auge das obras físicas: 1.800 trabalhadores (a maior parte seria contratada na região)
* Empregos indiretos: 9 mil (média para esse tipo de empreendimento)
* Capacidade Instalada: 292 Megawatts (o equivalente ao consumo de 800 mil residências)
* Investimento estimado (ainda não oficial): R$ 1 bilhão
* Prazo para execução da obra: 48 meses (janeiro de 2011 até o final de 2014
* Previsão para o início de operação: Março de 2015