DEPOIS DE 32 ANOS, Newton Borges da Costa, o conhecido "Tom Costa" volta a presidir o Jockey Clube de Lages. A posse da nova diretoria aconteceu neste domingo (9), com almoço e transmissão do cargo por Alceu Aparício Oliveira.
Um dos idealizadores do clube que é referência para Santa Catarina, Tom Costa cumpriu três gestões no Jockey Clube e foi em seu mandato que foi construído o pavilhão, onde aconteceu a solenidade posse. O prefeito Renato Nunes de Oliveira, o "Renatinho", prestigiou a solenidade e foi agraciado com um título de sócio honorário como último ato do presidente que deixou o cargo.
Disposto a dar uma nova dinâmica do Jockey Clube, Tom Costa disse que a atividade do homem com o cavalo é histórica e cada vez mais se descobre que o cavalo e o homem são amigos inseparáveis. "O Jockey é uma tradição do homem serrano e daqueles que gostam do cavalo. Aqui é a casa de quem gosta e ama o cavalo", declarou.
Ao ser empossado para um mandato de dois anos, Tom Costa revelou que seu principal plano de ação será implementar as programações do turfe. Quer retomar as tradicionais "carreiras" e o primeiro desafio será o Grande Prêmio Cidade de Lages, em homenagem ao prefeito Renato Nunes.
A nova diretoria quer parcerias para promover também, o Grande Prêmio Câmara de Vereadores, Grande Prêmio dos Criadores de Cavalo, Grande Prêmio dos Treinadores e eventos que voltem a lotar o jóquei como era no passado.
O grande projeto de Tom Costa à frente do Jockey Clube será implantar a Equoterapia. A atividade é indicada para crianças e adultos com problemas relacionados à paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (derrame), trauma crânio encefálico, lesões medulares, síndromes, autismo, psicoses, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, deficiência visual, deficiência auditiva, fobias e dentre outros, o estresse.
Com isso quer proporcionar o contato do cavalo com pessoas que necessitam de ajudar para recuperar a força muscular, melhora do equilíbrio, a postura e desenvolver a coordenação motora. O prefeito Renatinho elogiou tanto o presidente que deixou o cargo, quanto o que assumiu e disse que Lages precisa de pessoas determinadas como o Tom Costa.
"A prefeitura quer ser parceira e num futuro próximo o Jockey Clube estará ainda mais aberto às entidades e a comunidade serrana", comentou o prefeito. Ele reiterou que a Apae é apenas uma das entidades que precisa da equoterapia e tanto o poder público quanto a iniciativa privada podem estar irmanados nesse grande projeto social.