FOI REALIZADA nesta terça-feira (14), a última assembléia ordinária dos prefeitos da Amures, na Pousada Rural do Sesc e realizada a eleição da nova diretoria da entidade. O prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari foi conduzido para o comando da associação em 2011. Também foram apresentados relatórios de atividades e prestação de contas da entidade.
"Quem tem coração aberto para aprender, que o faça. Assim como vivencio a causa pública. Me sinto homenageado pelo colegas prefeitos por me conduzirem à presidência da Amures. Foi realmente uma surpresa, a mais agradável deste ano", disse o prefeito Rivaldo Macari. O evento contou com a presença do novo Procurador Geral do Estado, nomeado pelo governador eleito Raimundo Colombo, o ex-assessor jurídico da Amures, Nelson Serpa.
Num clima bastante harmonioso os prefeitos colocaram os nomes a disposição para a presidência da Amures e também para as presidências dos Consórcios da Saúde (CIS-mures) e do Consórcio do Meio Ambiente (CISAMA).
A escolha do novo presidente da Amures tinha, a princípio, como pretendentes, os prefeitos de São Joaquim, José Nérito de Souza; de Urupema, Amarildo Gaio; e de Bom Retiro, José Antônio Melo. Também o prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster, manifestou interesse. Mas acabaram surpreendendo e todos apoiaram Macari que não tinha nem pretensão.
Como havia um acordo prévio para que em 2011 o cargo de presidente da Amures fosse ocupado por um dos prefeitos da Regional de São Joaquim, assim num gesto de declínio os demais cinco prefeitos daquela regional abriram mão indicando Macari, por sua notória liderança e simpatia, bem como por Bom Jardim nunca ter tido um presidente da Amures.
Macari enfatizou que o desafio está posto e lutará pelas causas do municipalismo e do fortalecimento das administração municipais. "Nós serranos temos um predicado a ser vencido de forma desafiadora. E contamos com o apoio e seremos também apoio às decisões do governo", declarou Macari observando que ações concretas e urgentes precisam ser implementadas para desenvolver a região na sua totalidade. O atual presidente da Amures, Janerson Delfes Furtado, o "Teba", definiu a eleição como um "gesto de grandeza e desprendimento dos prefeitos em nome da união e dos interesses regionais". Nem ele esperava que a definição da nova diretoria desembocasse em favor do prefeito Macari.
Durante a reunião teve, ainda, uma homenagem às primeiras damas dos municípios e também uma homenagem à Nelson Serpa, que desempenhou o papel de assessor jurídico da Amures por mais de 10 anos.
Uma cesta composta de produtos artesanais da região foi entregue aos prefeitos representando parte do projeto do Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Agropecuária, que visa a médio prazo comercializar os produtos inspecionados produzidos pela agricultura familiar para fronteiras além dos municípios.
Na prestação de contas do ano, Janerson Furtado demonstrou que o saldo das ações foram positivos. Como os planos de saneamentos que estão em curso, os projetos de saneamento, movimento econômico que buscou mais de R$ 420 milhões que estavam fora dos relatórios da Fazenda do Estado.
A equipe de engenharia da Amures produziu 135 projetos e levantamentos topográficos. Na parte operacional foi criada a Agência dos Lagos, o Fundo de Meio Ambiente, o Suasa em implantação e dentre outras frentes o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter). A posse da nova diretoria da Amures deve ser agendada para início de 2011.
Marta Góss assumirá Saúde e José Nérito o Cisama
Além do prefeito Rivaldo Macari no comando da Amures, foi escolhida para presidir o Consórcio de Saúde a prefeita de Bocaina do Sul, Marta Regina Góss, tendo como vice, o prefeito Melo, de Bom Retiro. No Consórcio de Sanidade Agropecuária e Meio Ambiente (Cisama), o prefeito de São Joaquim, José Nérito de Souza. Após a definição das diretorias da associação, os prefeitos trocaram presentes com a revelação de "amigo secreto" e comemoraram os resultados de 2010 com um almoço de confraternização.
Os 18 prefeitos compareceram à assembleia e têm como certo que os desafios do ano que vem serão ainda maiores que em 2010.
Composição da Diretoria
Presidente da AMURES: Rivaldo Antônio Macari – Prefeito de Bom Jardim da Serra
1 Vice-Presidente: Osni Francisco de Souza – Prefeito de Palmeira
2 Vice-Presidente: Amarildo Luiz Gaio – Prefeito de Urupema
Presidente do CISAMA: José Nérito de Souza – Prefeito de São Joaquim
Vice-Presidente: Denílson Luiz Padilha – Prefeito de Otacílio Costa
Presidente do CIS-AMURES: Marta Regina Góss – Prefeita de Bocaina do Sul
Vice-Presidente: José Antônio de Melo – Prefeito de Bom Retiro
Conselho Fiscal da AMURES
Titulares:
Everaldo José Ransoni – Prefeito de São José do Cerrito
Ademar de Bona Sartor – Prefeito de Rio Rufino
Firmino Aderbal Chaves Branco – Prefeito de Campo Belo do Sul
Suplentes
Roberto Marin – Prefeito de Anita Garibaldi
José Belizário Borges Andrade – Prefeito de Painel
Luiz Paulo Farias – Prefeito de Ponte Alta