You are currently viewing Lages comemora hoje 244 anos de fundação

Lages comemora hoje 244 anos de fundação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     A ASSOCIAÇÃO dos Municípios da Região Serrana (AMURES), através de seu presidente, prefeito de Cerro Negro, Janerson Delfes Furtado parabeniza Lages pela passagem nesta segunda-feira, dos seus 244 anos de fundação. E deseja que a cidade "mãe" dos municípios serranos continue disseminando parcerias e bons exemplos que fazem desta região a mais bela e unida de Santa Catarina. Desde semana passada estão acontecendo eventos em homenagem a Lages e mais uma vez, quem lucra é a região serrana.
Atrações como o Encontro de Amigos que lotou a Via Gastronômica, neste sábado e a Marcha para Jesus que uniu fiéis de todas as igrejas com o propósito de louvar e agradecer a Deus.
Devido ao mau tempo o passeio ciclístico, que estava previsto pela Diretoria de Trânsito (Diretran) foi cancelado e as atividades da Rua Cultural, promovidas pela Fundação Cultural de Lages, foram adiadas para o próximo sábado (27).
Embora a previsão do tempo indicasse um dia de sol quente e com algumas nuvens, logo pela manhã de sábado choveu. Mesmo assim, não impediu que um grupo de amigos se reunisse na Via Gastronômica (Emiliano Ramos – Centro de Lages), para o 1º Encontro dos Amigos.
Mais de 40 espaços foram ocupados por grupos de amigos que chegaram cedo para montar suas tendas, estrutura que ajudou as pessoas a se protegerem da chuva. O evento iniciou pela manhã e se estendeu até o início da noite.
Segundo um dos coordenadores do evento, Edésio Forbici, o dia do amigo é todo dia, porém o evento de sábado foi uma forma especial de confraternização.
"O intuito é aumentar o nível de amizade neste momento conturbado, em que as pessoas falam de coisas desagradáveis. Não tem custo algum, é apenas preciso o bom humor e a boa vontade para participar", explica.
Para Forbici, as pessoas devem mudar seus conceitos de falar mal da cidade onde moram ou de algum colega, o momento foi para esquecer as desavenças e pensar em um amanhã próspero.
"O foco principal é mudar esta ideia, fazendo com que as pessoas falem apenas de coisas boas e se confraternizem, esquecendo tudo o que lhe traz sofrimento", argumenta.
Durante todo o dia, a expectativa era de que aproximadamente cinco mil pessoas circulassem na Via Gastronômica, sendo que toda a população estava convidada.
"É proibido cobrar algum valor, e todos são convidados a passar em todas as tendas para beber um chope e comer uma carne", orienta.
Forbici relata que o intuito do evento é proporcionar um sorriso e ganhar um amigo. Esta iniciativa agora passa a fazer parte do calendário do município.
"Esta é a primeira edição de muitas que teremos. Além disso, é uma forma de tornarmos a Via Gastronômica mais conhecida", fala confiante.
"A ideia desse tipo de encontro surgiu na Alemanha e hoje também faz parte das atividades de Lages", completa Forbici.
Em meio às comemorações do aniversário de Lages, o prefeito Renato Nunes de Oliveira (Renatinho) assumiu um compromisso perante os coordenadores do encontro, o de revitalizar a Via Gastronômica e modernizá-la, pondo em prática o projeto de pavimentação que está parado há algum tempo.
"A revitalização é total tanto nas normas de segurança quanto na estrutura, ampliando as opções de turismo", desse o prefeito.
"O prefeito nos apresentou o projeto de revitalização da Via Gastronômica e assumiu o projeto perante a sociedade, dizendo que até o final do mandato as novas instalações ficarão prontas", explica Forbici.
A história do município, tradições e lendas estarão em lugares específicos da Via. "Acredito que devemos ser mais lageanos e assumir nossa terra, não dependendo apenas das autoridades e sim fazer a nossa parte", conclui o empresário.

A Marcha para Jesus reúne multidão em passeata

Durante o sábado, depois que a chuva deu trégua, mais de 500 fiéis seguiram a Marcha para Jesus com muita música e momentos de louvor.
De acordo com o vice-presidente do Conselho de Pastores, Mauro Nascimento de Almeida, a Marcha para Jesus tinha como principal objetivo abençoar a cidade, as pessoas e profetizar as bênçãos de Deus, sendo que esta foi uma junção das Igrejas Cristãs de Lages. "Não importa a sua cor e a sua religião, o que realmente conta é a sua participação", explica.
O trajeto era da avenida Presidente Vargas seguindo até a praça Joca Neves (Concha), onde se realizou um ato profético e a apresentação de oito bandas gospel. "Os pastores se unem para deixar Lages mais abençoada e bonita e a música alegra a alma", diz.
De acordo com o Bispo Marco, da igreja Renascer, o intuito é realizar culto ao ar livre para que toda a comunidade e igrejas de Lages participem. "Nosso objetivo é reunir o povo de Deus", diz. Um trio elétrico, formado com membros de todas as igrejas, fez parte das atividades.


Casamento comunitário une mais de 90 casais

A programação do aniversário de Lages contou, também, com o tradicional casamento comunitário, promovido pela Prefeitura, beneficiando os casais que mantinham uma união estável há mais de cinco anos, mas que não haviam oficializado. Reunidos no Teatro Marajoara, aproximadamente 90 casais oficializaram a união.
De acordo com a coordenadora do evento, Alodie Maria Bastiane Toz, o casamento comunitário é a oportunidade de unir esses casais.
"São casais que estão juntos há muito tempo e por questões financeiras não conseguiam realizar o matrimônio", explica.
Os casais interessados deveriam procurar a prefeitura com apresentação de documentos, sendo que este é o quarto ano que a prefeitura realiza o evento.
A roupa não era social, Alodie ressalta que cada casal, juntamente com os padrinhos, estavam livres para se vestir de acordo com as condições financeiras, porém algumas mulheres não dispensaram o tradicional vestido branco.