TRÊS MESES depois de oficialmente criada a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel), foi realizada nesta quarta-feira (13), a primeira reunião para discutir ações de curto, médio e longo prazo. O encontro aconteceu em Vacaria, na Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) e contou com a presença de todos os prefeitos envolvidos no projeto.
O presidente da agência, prefeito de Capão Alto, Antonio Coelho Lopes Júnior, o "Bota" disse que está dado o "pontapé" inicial das ações que nortearão o desenvolvimento do entorno do lago. Foi definida primeira a contratação de assessoria de técnica para levantamentos de potenciais, acessos, possíveis investidores, cadastros e organização de futuras ações. Também ficou estabelecida a assessoria de projetos para atrair investidores e empreendedores.
A Agência da Região dos Lagos é formada pelos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi, no lado catarinense e os municípios de Pinhal da Serra, Bom Jesus, Esmeralda e Vacaria, no lado do Rio Grande do Sul. Na assessoria técnica e ambiental ficou definida a bióloga Nádia Boff Ribeiro. E o trabalho de contratação de projetos o advogado César Lavoura.
A entidade já possui estatuto e personalidade jurídica. A Amures, a Amucser e a Baesa tem apoiado a agência para auxiliar o desenvolvimento do turismo sustentável no entorno do lado. As duas associações irão disponibilizar seus respectivos secretários executivos para ajudar no acompanhamento das ações da agência. Assim como os municípios também nomearão um funcionário cada para contribuir na consolidação do projeto.
O vice-prefeito de Pinhal da Serra, Delmar Jaguszewski, vice-presidente da agência disse que o trabalho para consolidar a agência exigirá a doação de um pouco de cada município. E reiterou que os municípios gaúchos estão coesos e unidos em torno da agência que representa um grande avanço turístico. "O processo é lento, mas o que importa é que cada passo seja dado no seu tempo e de forma sódida, porque a agência irá fomentar o desenvolvimento turístico sustentável do entorno do lago da hidrelétrica Barra Grande", declarou.
O que sabem os prefeitos integrantes da agêcia é que os municípios terão um momento anterior e outro pós, a criação e a efetivação de ações da agência. "Sem dúvidas ela representa um divisor de águas para nossos municípios", admite o presidente Antônio Coelho Lopes Junior.
Na assembleia geral de quarta-feira, os prefeitos discutiram várias situações relacionadas à exploração do entorno do lago do reservatório que possui cerca de 100 quilômetros de extensão. E a partir de agora inicia a prática do maior projeto turístico da história desses oito municípios.