COM UMA PALESTRA sobre a Evolução e Situação da Ovinocultura Catarinense pelo especialista Volnei de Ávila foi lançado esta semana o projeto do primeiro Frigorífico Regional de Abate de Ovinos. O empreendimento já tem assegurado R$ 1,5 milhão através de emenda do deputado federal João Pizzolati e será construído em Bom Retiro.
Hoje, a demanda por carne ovina é muito grande no Estado e a disponibilidade por abatedouros deverá incrementar o setor. "O frigorífico proposto para Bom Retiro vai desafogar esse gargalo da comercialização", assegura Volnei Ávila. No município de Palmeira, tem um frigorífico que trabalha com abate de ovinos, mas não tem as dimensões previstas para o de Bom Retiro, que terá Inspeção Sanitária Federal (SIF).
A diferença neste caso é que a carne que sairá do frigorífico de Bom Retiro poderá ser comercializada para região do Brasil e até exportada para outros continentes. "A tendência com isso é que os produtores invistam na atividade, porque sabem que poderão vender para outras regiões com preços mais competitivos", afirma Volnei Ávila.
Atualmente a carne de ovinos é vendida à partir de abate clandestino na maioria das propriedades rurais. Com o frigorífico de Bom Retiro poderá melhora inclusive essa questão sanitária. Em Santa Catarina são onze mil criadores de ovinos e um rebanho estimado em 350 mil animais. Essa produção é considerada pequena, mas com a organização do setor a tendência é aumentar o volume de produção e de qualidade.
Segundo o prefeito José Antônio Melo, a construção do abatedouro só será possível porque houve apoio do deputado João Pizzolatti na viabilização dos recursos. "Falta só o projeto técnico para a execução da obra", afirma o prefeito. Membros da Associação dos Criadores de Ovinos participaram da reunião, na sede da Amures, onde foi discutida a construção do frigorífico.
"O abatedouro será suporte de incentivo à criação de ovinos e alternativa de renda nas pequenas propriedades rurais. Agora corremos atrás do projeto para a execução desse empreendimento", reafirmou o prefeito destacando que haverá uma grande incentivo a ovinocultura não apenas de Bom Retiro, mas de toda Serra Catarinense. O prefeito reiterou que a grande conquista é da região e o terreno para implantar o frigorífico está disponibilizado no município.